O programa Brasilesia, uma iniciativa conjunta entre Polônia e Brasil, foi anunciado durante o South Summit Brazil, evento de inovação realizado no final de março no Rio Grande do Sul. O programa tem como objetivo apoiar startups com potencial para escalarem globalmente por meio de técnicas e estratégias de capacitação. Serão selecionadas 12 startups, seis de cada país, para um período de três meses de treinamento, que incluirá workshops e webinars.
O programa será focado em startups do Paraná, estado que conta com mais de mil empresas do gênero, de acordo com o último anuário do Sebrae. As startups selecionadas receberão apoio de parceiros de programas especiais para o segmento, cujo foco é ajudá-las a superar as barreiras legais no início da internacionalização.
O Brasilesia é fruto de um acordo de cooperação inicialmente formado entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do tecnoPARQ, e a região da Silésia, na Polônia, aos quais se juntaram atores do Paraná. Além do tecnoPARQ/UFV e das associações polonesas, os fundos de investimentos venture capital poloneses (INVENTO VC), KSSE (Katowice Economic Zone), e a empresa polonesa especializada na transferência e comercialização de tecnologia SPINUS, o programa conta hoje com apoio e participação da Assespro-PR, do Governo de Minas Gerais, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Rede Europeia de Centros e Hubs de Pesquisa e Inovação na América Latina e no Caribe (ENRICH).
O Brasil é um celeiro de startups, com cerca de 12 mil empresas em atividade, sendo a maioria atuante no setor de Tecnologia da Informação. A Polônia, por sua vez, concentra o maior polo de startups da Europa. O programa de aceleração internacional é fruto do International Urban and Regional Cooperation Program, do qual Paraná e Minas Gerais participaram, estabelecendo relações com a região polonesa da Silésia.
É importante destacar que o programa Brasilesia é totalmente gratuito para as startups selecionadas e que as inscrições estão abertas até o dia 30/05/2023. Se você tem uma startup com potencial para escalar globalmente, não perca essa oportunidade! Acesse o link https://www.brasilesia.com/home-1 para mais informações e inscreva-se agora mesmo.