O Parque Tecnológico da UFRJ completa 20 anos em abril de 2023. E para celebrar duas décadas de existência será realizada uma série de eventos ao longo de todo ano com o objetivo de promover o debate sobre inovação e tecnologia na sociedade. Com uma programação extensa, que contará com palestras, encontros, debates e workshops, além de uma mostra de tecnologias da UFRJ e exposição de arte, o Parque visa atrair a comunidade local e toda sociedade para o tema da inovação.
Serão diversos encontros gerais e setoriais realizados num dos maiores ecossistemas de inovação do país, com a participação de nomes renomados no mercado e com transmissão ao vivo para todo mundo. Entre as temáticas estão engenharia, biotecnologia, sustentabilidade, indústria 4.0, cidades inteligentes, mobilidade, produção automotiva, óleo e gás, energia verde, construção civil, games, esportes, biotecnologia em saúde, tecnologia médico-hospitalar, sociedade 5.0 e ciência no país.
Para Vicente Ferreira, Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, a inovação tem papel importante no desenvolvimento econômico de um país e na geração de bem-estar da sociedade.
“O Parque Tecnológico desenvolve um trabalho fundamental nessa missão ao conectar produtores de conhecimento e empresas. Destacar o tema inovação para a sociedade em geral, assim como a comunidade científica e o setor produtivo é fundamental para que essas conexões se ampliem cada vez mais. É nesse sentido que o evento pretende atuar, fortalecendo a UFRJ, promovendo conexões e aproximando a sociedade dos temas ciência, tecnologia e inovação”, afirma.
As atividades do Parque 20 anos serão realizadas na Inovateca, um espaço físico e virtual para compartilhar conteúdo, conexões e experimentação! Localizada dentro do Parque, na cidade universitária, a Inovateca é um prédio em formato de Cubo Mágico com 2.730 m2 de área construída e ambientes projetados para estimular a criatividade, a troca de conhecimento e a inovação. A Inovateca conta com auditório, arena, salas de reunião, espaços compartilhados e janela virtual. Todo o evento contará também com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O Parque Tecnológico da UFRJ ocupa uma área de 350 mil metros quadrados na Cidade Universitária. Sendo a maior universidade federal do país, a UFRJ conta hoje com cerca de 40 mil alunos de graduação, 15 mil alunos de pós-graduação, mais de 1.400 laboratórios e mais de 4.000 docentes.
“Estamos dentro do maior ecossistema de inovação do Brasil. Uma oportunidade ímpar para todos que se interessam pelo tema e desejam conhecer um pouco mais sobre o que está se produzindo no país em termos de tecnologia e inovação, fazer networking, negócios e obter conhecimento. O Parque passou por pandemia, se reinventou, abriu novas modalidades para participação de empresas, entrou na era do figital com ambientes totalmente virtuais e segue com muitos planos e novidades para 2023” ressalta Vicente.
Sobre o Parque
Inaugurado em 2003, o Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. São duas décadas gerando conexões que potencializam a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo a UFRJ e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade. O Parque da Tecnológico da UFRJ permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico acadêmico – e as empresas.
Nosso ambiente conta com mais de 30 empresas entre residentes e associadas, além de laboratórios da própria universidade. O Parque da UFRJ está inserido num dos maiores ecossistemas de inovação do país.
Programação completa do Parque 20 anos
Evento de Abertura
Solenidade de Abertura das Celebrações dos 20 Anos do Parque Tecnológico da UFRJ – 04 de abril de 2023.
Semana da Inovação
Semana com 3 dias de encontros para promoção de debates, sob a perspectiva da inovação e da tecnologia, acerca dos desafios e oportunidades para os mais variados temas e setores produtivos, visando a prospecção de rotas tecnológicas a serem perseguidas/desenvolvidas e a conexão empresa-universidade. A Semana da Inovação também contará com uma mostra/exposição de tecnologias da UFRJ.
Data de realização: 25, 26 e 27 de abril de 2023.
Horário: Das 09 às 17h, com blocos de apresentações expositivas e interação com o público, e intervalos para almoço e networking.
Modalidade: Presencial e transmissão ao vivo pelo YouTube.
Série Desafios Tecnológicos e Setoriais
Série de encontros, de dois a três dias, presenciais e transmitidos ao vivo pelo YouTube, para a promoção de debates sobre as oportunidades e desafios tecnológicos postos sobre os mais variados temas e para os mais distintos setores produtivos.
Dias 16, 17 e 18 de maio:
Desafios e oportunidades do “Figital”
1º Dia – Eletroeletrônicos – o conteúdo nacional e as cadeias globais de produção.
2º Dia – Computação em nuvem, Big Data, Inteligência Artificial, Dados Sintéticos, Machine Learning e Realidade Estendida.
3º Dia – Internet das Coisas – aplicações imediatas para resultados possíveis e necessários.
Dias 13, 14 e 15 de junho:
Do campo à mesa: Engenharia, Biotecnologia e Sustentabilidade
1º Dia – Um novo Agro – tecnologia, diversificação produtiva, ganhos de escala, e sustentabilidade.
2º Dia – Alimentos e bebidas – Segurança nutricional, alimentar e sustentabilidade.
3º Dia – Plásticos e Embalagens – Novos materiais e o meio ambiente.
Dias 11, 12 e 13 de julho:
Industria 4.0, mobilidade e cidades inteligentes
1º Dia – Indústria 4.0 – Inteligência Artificial, Robótica e Internet das Coisas na produção industrial.
2º Dia – Smartcities – Das metrópoles às pequenas cidades.
3º Dia – Transporte e Logística – Os desafios das jornadas: das grandes distancias aos aglomerados metropolitanos.
Dias 02 e 03 de agosto:
A produção automotiva brasileira: desafios e oportunidades tecnológicas do desenvolvimento ao consumo
1º Dia – Automóveis e motocicletas
2º Dia – Ônibus e caminhões
Dias 23 e 24 de agosto:
Pensar Defesa
1º Dia – Desafios tecnológicos para manutenção da soberania e integridade territorial brasileiras
2º Dia – A relação indústria-academia no desenvolvimento de tecnologias de defesa: desafios e oportunidades
Dias 12, 13 e 14 de setembro:
Energia em estado em transição: desafios e oportunidades do agora
1º Dia – Petróleo e gás natural – E&P no contexto da crise climática e da transição energética
2º Dia – Energia Verde – Produção e transição energética
3º Dia – Distribuição de Energia – da produção ao consumo
Dias 03, 04 e 05 de outubro
Obras Primas: tecnológicas, sustentáveis e belas
1º Dia – Construção Civil – Modularidade, Design e Sustentabilidade em debate
2º Dia – Saneamento Básico no Brasil – Desafios do básico ao avançado
3º Dia – Tintas e Revestimentos – Um mundo de relevância nem sempre tão aparente
Dias 07,08 e 09 de novembro
Por um Complexo Industrial e de Inovação em Saúde
1º Dia – Tecnologia médico-hospitalar
2º Dia – Biotecnologia em saúde
3º Dia – Práticas médicas integrativas
Dias 28, 29 e 30 de novembro
Moda, esporte e cultura no século XXI
1º Dia – Sustentabilidade e Tecnologia p/ um Novo Mundo Têxtil e Calçadista.
2º Dia – A Indústria do Esporte e sua Cadeia Produtiva
3º Dia – Games e E-sports – a mais nova bilionária e promissora fronteira da indústria criativa.