A Anprotec realizou na tarde desta segunda-feira 11.07 a live sobre “Como estruturar um modelo de negócios para transformar sua ideia em uma startup”, que contou com a participação do diretor geral do iDEXO, Vitor Andrade, e a mediação de Polyana Targino, gerente de projetos da Anprotec.
O webinar serviu como um pontapé inicial para a abertura do 4° ciclo do Programa Ideiaz.
Com 15 anos de experiência na liderança de iniciativas de apoio à criação e o crescimento de startups no Brasil , Vitor que atualmente é diretor geral do iDEXO, trouxe à tona um pouco da história da evolução das tecnologias evidenciando o grande marco que foi iniciado em 2007 pelo lançamento do Iphone pela Apple.
Sendo uma temática recorrente nos últimos tempos, o palestrante tratou sobre a importância do modelo de negócio durante a criação de uma startup, sendo essa a primeira etapa para tentar resolver o problema presente no seu público alvo.
A inovação de cenários que já existem e a transformação em modelos inovadores, é a forma certeira de tornar novas possibilidades possíveis através da modificação de canais para que eles possam oferecer mais do que eles entregam atualmente.
Ter uma visão holística sobre os hábitos do cliente é uma potente ferramenta para expandir ecossistemas diferentes, e assim alcançar o público em questão e também atingir outras necessidades.
Um exemplo que foi apresentado pelo palestrante, foram os marketplaces que possuem diferentes formas de atendimento que se adaptam ao tipo de problema apresentado, gerando um diferencial na maneira com que eles entregam o serviço ou produto ao público final.
O uso do Canvas no desenvolvimento do modelo de negócios é essencial para gerenciar as atividades chave do seu negócio, resolver problemas, encontrar parceiros, administrar o capital financeiro, dentre outros pontos importantes que também foram citados na live.
As empresas que utilizam a tecnologia para entender o cliente e construir um modelo de negócio diferenciado citadas durante a conferência foram 99, Nubank, Ifood e Quinto Andar, que ilustraram as dicas que o Vitor apresentou sobre como é possível preencher um gap que está no mercado.
Aprender como o seu serviço é entregue e sobre as facilidades que ele pode oferecer é cada vez mais imprescindível.
Atentar-se às modificações que você quer aplicar no seu modelo de negócio devem ser feitas com cautela, já que muitas vezes a ânsia por inovar em todos os aspectos pode fazer do seu planejamento um grande erro.
Para finalizar a live Vitor Andrade traz algumas dicas para fazer desse processo algo mais produtivo e mais assertivo, sendo elas:
1- Observe de perto o comportamento do seu cliente
2- Você aprende sobre seu cliente quando ele não está seu cliente
3- Busque por dores (usos) recorrentes
4- Comece pelo simples: persona, produto, jeito de vender e canal de distribuição
5- Startup é uma empresa e precisa parar em pé
Confira a live na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=QXNq7OOKeK4
Ao final do evento, a gerente de projetos da Anprotec, Polyana Targino, divulgou a abertura das inscrições para o 4° Ciclo do Programa Ideiaz. O Ideiaz é um programa que tem como objetivo selecionar projetos em estágio de ideação que recebem, gratuitamente, mentorias, assessorias, consultorias e qualificações 100% online para desenvolver seu negócio.
Os projetos selecionados são atendidos pelas incubadoras e aceleradoras de todo o país credenciadas no programa. Pelo menos, 1/3 das vagas são destinadas às ideias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 20% das vagas reservadas para os projetos de impacto socioambiental.
Saiba mais sobre o programa em https://programaideiaz.com.br/#