Maurício de Vasconcellos Guedes, diretor de Tecnologia da Faperj e ex-presidente da Anprotec, (de 1995 a 1999) recebeu o título de doutor honoris causa por parte do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia acontecerá no Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na próxima sexta-feira, às 10h e terá transmissão ao vivo no Youtube.
Maurício Guedes possui enorme relevância e participação histórica em sua área de atuação. O que corrobora e evidencia isso, é que as suas ações colaboraram diretamente na consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas.
E além disso, também coordenou a equipe que desenvolveu o Desafio Sebrae, que consistia em uma iniciativa de negócios voltada ao empreendedorismo para estudantes universitários, que esteve ativo de 2000 a 2012, não só no Brasil mas também em outros oito países da América Latina.
O título de condecoração foi feito pela reitora e pelo vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora Denise Pires de Carvalho e o professor Carlos Frederico Leão Rocha.
Honoris causa, expressão em latim usada atualmente como um título honorífico, significa literalmente “por causa de honra”. O título é concedido por Universidades de prestígio que buscam homenagear a honra de uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.