Aconteceu hoje (13), a 22ª edição do Anprotalks. O episódio apresentou o resultado da pesquisa realizada pelo INPI e pela Anprotec junto a 54 ambientes de inovação brasileiros sobre o nível de maturidade da gestão da propriedade intelectual nos seus ecossistemas.
Durante o webinar também foi abordado o case do Supera Parque sobre os desafios e resultados obtidos no apoio à gestão da propriedade intelectual. Além disso, foi apresentada a próxima etapa da parceria entre a Anprotec e o INPI para incrementar o conhecimento e a realização de negócios envolvendo propriedade intelectual.
O Anprotalks 22 contou com a presença de Mauro Vieira da Luz, Pesquisador Econômico do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Willy de Goes, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e Guila Calheiros, Superintendente Executivo da Anprotec.
Mauro Vieira deu início ao webinar apresentando e analisando as respostas obtidas pelo formulário enviado para os gestores dos ambientes de inovação. “Como resultado, foi observado principalmente o impacto que o desenvolvimento desses processos de desenvolvimento, amadurecimento e negociação gera na rotina de negócios”, afirmou.
Willy de Goes deu sequência ao Anprotalks explicando sobre a importância da proteção da PI, pela capacidade do indivíduo pesquisador dentro de uma organização para gerenciar adequadamente os ativos da instituição, além de promover a inovação e potencializar seus impactos.
“Quando a gente fala de proteção adequada da propriedade intelectual, falamos sobre incorporação do conhecimento ao rol de ativos das empresas, da valorização do conhecimento e da pesquisa científica e tecnológica, e da criação de um ambiente de negócios mais saudável”, explicou.
Ao final do evento, Willy encerrou sua explicação sobre a PI, que vai desde a ideação do projeto até a sua conclusão. “Então, a gestão adequada da propriedade intelectual, antecede qualquer gasto de P, D & I. Porque, proteger a sua PI é facultativo, você escolhe. Agora respeitar a PI dos outros é mandatório, é obrigação”.
O objetivo da pesquisa foi desenvolver ações de sensibilização específicas, voltados para alta administração dos ambientes inovadores, sobre a importância da propriedade intelectual.
Para conferir o webinar completo acesse https://www.youtube.com/watch?v=VDvnVRzI9cg