Em homenagem ao mês das mulheres, o InovAtiva, política pública que apoia o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil, promoveu o Demoday Delas. O evento, que ocorreu dia 17 de março, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do hub deu oportunidade para que 12 empreendedoras apresentassem suas soluções a uma banca de investidoras, também formada por mulheres.
“Desde 2014 o InovAtiva tem uma trajetória crescente com relação à participação feminina: o percentual de empreendedoras, mentoras e investidoras que ingressam nos nossos programas de aceleração hoje é mais do que o dobro. No entanto, embora as mulheres sejam 40% dos empreendedores no Brasil, menos de 10% das startups brasileiras foram fundadas por mulheres. Como uma política pública, é o nosso papel entender por que temos pouca representatividade neste que é um dos setores mais dinâmicos da economia e o que podemos fazer para alterar esse quadro”, diz Jackline Conca, Subsecretária de Inovação e Transformação Digital no Ministério da Economia, durante a fala de abertura.
O Demoday Delas se insere no portfólio de iniciativas do Brasil Pra Elas, um programa do Ministério da Economia, lançado neste mês, focado em fortalecer o empreendedorismo feminino no país. O Brasil Pra Elas foi concebido para apoiar mulheres em toda sua jornada empreendedora, com o objetivo de tornar o ambiente de negócios mais favorável, facilitar o acesso a crédito, qualificação e oportunidades para que a empreendedora alcance sua independência e sustentabilidade financeira.
Demoday Delas
No evento moderado por Morganna Tito, Coordenadora de Comunidades da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), as 12 empreendedoras tiveram três minutos para apresentar seus pitches, seguidos de cinco minutos de perguntas da banca de investidoras, formada por Simone Hipólito (Varejo Ventures), Teresa Gurgel (Criabiz), Luciana Homrich (Innoscience Consultoria e Conecta Projetos), Líria Knutti (Doctorweb\Farmazon\Take4Teche) e Maria Alice Frontini (MIT Angels).
“A empreendedora é o critério mais relevante para investir em startups deste estágio. Por isso, é muito importante que elas se sintam à vontade para apresentarem suas empresas e mostrarem sua personalidade. Desta forma nós, investidoras, conseguimos percebê-las melhor para oferecer feedbacks mais pragmáticos”, compartilha Maria Alice Frontini.
A experiência foi também valiosa para as empresárias, conforme relata Nathalia Muylaert Locks, CEO da Empresa Digital, focada em ajudar seus clientes a investir no trabalho remoto: “É a primeira vez que eu falo com uma banca só de mulheres. O normal é sempre apresentar nosso pitch entre colegas homens e para uma banca inteiramente masculina. É uma situação que coloca a mulher sob uma pressão muito maior. Estar só entre mulheres não só fez com que eu me sentisse mais à vontade, como também trouxe um diferencial para o nosso modelo de negócios. Não ter que lidar com esse tipo de pressões sociais faz com que as coisas fluam mais naturalmente.”, diz.
“Quando pensamos em inovação, pensamos também em diversidade. Dessa forma, ao apoiar iniciativas que tenham mulheres na liderança, estamos apoiando o desenvolvendo de empresas inovadoras por todo o país. O Sebrae está trabalhando intensamente em uma série de ações com o intuito de valorizar cada vez mais o empreendedorismo feminino”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Conheça as startups e empreendedoras que apresentaram seu pitch no Demoday Delas:
IOUPIE – Henrieth Oliveira
Santa Food – Evelyn Toledo
Soulcial – Juliana Bertin
e-Sinapse – Laylla Pereira de Toledo
Find Tattoo – Luciana Leal
Hospital da Alma – Erica Oliveira Moraes MR
Destrava – Clarissa Passos Linguori
Reserve 4me – Danielle Cosme
Ciclou – Amanda Martins
SleepUp – Renata Redondo Bonaldi
Q21 Odonto – Fernanda Bartolomeo Freire Maia
Empresa Digital – Nathalia Muylaert Locks
Sobre o InovAtiva
O InovAtiva é uma política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil realizado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) em co-execução em rede com Impact Hub e Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 2.500 negócios inovadores de todo país e oferece uma série de produtos e programas para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais.