Serão realizadas Oficinas de Competitividade para desenvolverem competências essenciais à exportação de seus produtos e serviços
Em um mundo cada vez mais globalizado, conhecer a regras e práticas do mercado internacional é fundamental para qualquer negócio. Com o objetivo de apoiar e capacitar as empresas que desejam aproveitar essa tendência, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) irá realizar uma série de Oficinas de Competitividade entre abril e junho.
Serão abordados os temas mais relevantes do comércio exterior para as empresas que ainda não exportam ou que já estão dando os primeiros passos nesse processo. Além de fomentar a cultura exportadora no ambiente empresarial brasileiro, de modo a aumentar a competitividade da indústria nacional nos mais diversos mercados internacionais, a iniciativa também tem a finalidade de treinar os participantes para reduzir os riscos nas negociações internacionais, tornando suas ações mais efetivas. Para tanto, a ApexBrasil conta com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) e a parceria do Sebrae.
As capacitações serão online, com 12 temas que permitem um aprofundamento inicial no processo de internacionalização:
· Introdução ao E-commerce Internacional;
· Negociação no Comércio Internacional;
· Operações e Logística Internacional;
· Exportação de Serviços;
· Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior;
· Como simular uma exportação para um mercado-alvo;
· Plano de Negócios Internacionais;
· Planejamento Financeiro Internacional;
· Contratos internacionais;
· Marketing e Vendas Internacionais;
· Inovação e Design de Embalagens;
· Introdução à Exportação.
O valor para participar das oficinas é único: R$ 150.
Segundo a Gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, as empresas que ainda não se internacionalizaram ou que estão iniciando esse processo, em geral, têm muitas dúvidas sobre o que é necessário para se tornar uma exportadora. “Esse é um dos eixos de atuação da ApexBrasil, que é fornecer capacitação para que qualquer empresário consiga expandir seus negócios no mercado internacional de forma segura, planejada e que, desta forma, obtenha os melhores resultados. A capacitação é o primeiro passo e, por isso, as oficinas são tão importantes. E é a partir desse aprendizado inicial que as empresas podem alçar voos mais altos, com outros produtos e serviços que a ApexBrasil oferece como promoção, inteligência de mercado, consultoria”, conta.
Em 2021, foram realizadas 16 oficinas web, com 491 inscritos, uma média de 30 integrantes por capacitação. Este ano, além de conteúdos atualizados, outra novidade é a participação ampliada para empresas que já exportam, mas que precisem capacitar novos funcionários.
As oficinas serão ministradas por professores e consultores da FCAV e também contam com a presença de analistas da ApexBrasil. “As parcerias são essenciais para o trabalho da ApexBrasil, pois somam conhecimento, experiência, alcance e capilaridade a nossas ações. Para as empresas que estão dando um passo tão importante como é a internacionalização, é de extrema importância saber que contam com informações e direcionamentos precisos de quem tem expertise em exportação. Esse é o nosso objetivo com todos os produtos e serviços que oferecemos”, comenta Clarissa.