A 31ª Conferência Anprotec segue a todo vapor! Hoje, (10) na parte da manhã, aconteceu a terceira plenária, mediada por Chico Saboya, presidente da Anprotec, e com participação especial de Silvio Meira, Cientista-chefe da The Digital Strategy Company e professor extraordinário da Cesar.school.
A plenária debateu sobre: “Direções, Desafios e Dimensões para uma Estratégia de Brasil Figital”. Não é novidade que o mundo vive uma aceleração digital intensa, e consequentemente, o Brasil também. Essas inovações digitais passaram a ser ainda mais necessárias por conta da pandemia de Covid-19, por conta disso, todos os ramos da indústria viram a oportunidade de aproveitar este momento e sugerir mais inovações.
Durante o papo, Silvio aponta que o mundo já está em um estágio avançado quando falamos sobre o “figital” (junção dos termos ‘físico’ e ‘digital’), e que o Brasil, através de estratégias e ideias bem executadas, tem de ser parte integrante deste ecossistema.
Para concluir, Silvio Meira ressaltou a importância de pesquisas e estratégias para fomentar a evolução deste universo. “Qualquer estratégia minimamente competitiva e sustentável para curto, médio e longo prazo no Brasil depende do conhecimento, pesquisa, desenvolvimento, ensino técnico, graduação e pós graduação em todas as áreas da computação, de qualidade e em larga escala lastreados numa política pública ambiciosa e com investimentos apropriados.”
O tema abordado por Silvio Meira foi detalhado em um eBook que trata sobre um cenário no qual as dimensões de performance e competição dos negócios estão cada vez mais interconectadas: os mundos físico, digital e social convivendo em tempo quase real, sem que se possa afirmar objetivamente onde começa um e termina o outro.
Ao final de sua apresentação, Silvio Meira disponibilizou o link para download do estudo. Clique aqui para ter acesso.
Roda de conversa associados
Após a palestra de Silvio Meira, foi realizada uma mesa redonda para destrinchar ainda mais o tema abordado anteriormente. O bate papo contou com as participações de Gianna Sagazio, Diretora de Inovação do CNI e de Clóvis Meurer, Fundador e Membro do Conselho Deliberativo da ABVCAP.
Francisco Saboya, mediador da conversa, abriu a discussão destacando o valor das informações compartilhadas na Plenária. “Silvio nos deixou uma agenda extremamente rica de possibilidades para que possamos caminhar para sermos um país referência e com protagonismo em figital, com metas ambiciosas, mas realizáveis.”
Com a palavra, Giana explicou o papel da CNI, e contou que, recentemente, a instituição realizou uma pesquisa com grandes e médias empresas questionando sobre a inovação durante o período da pandemia e quais foram os resultados da empreitada. “Tivemos um resultado surpreendente na minha visão, porque 88% das empresas declararam ter inovado nesse período. E 80% dessas empresas afirmaram que tiveram ganhos de produtividade, competitividade e lucro. Então, aparentemente existe um reconhecimento da importância da inovação como forma de superar a crise e retomar o crescimento.”
Na sequência, Clóvis apontou em sua fala a importância da captação de recursos e do crescimento das atividades industriais de inovação. “Ano passado tivemos número recorde de investimentos no Brasil. A queda dos juros se tornou super importante para trazer mais capital para o setor. Apesar de parecer pouco, o aumento de startups e unicórnios surgindo evoluiu consideravelmente nos últimos quatro, cinco anos, felizmente”, concluiu.