A 31ª Conferência Anprotec apresentou nesta terça-feira (9), durante o Fórum SEBRAE de Inovação 2021, o painel “Mecanismos Sustentáveis. Novos modelos de operação”.
Os painelistas convidados foram Ramon Santos (GetIN Aceleradora – BA), Emília Rosângela Pires Franco (Centro de Empreendedorismo Inovador – GO), Alessandro Valério (Hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos SP), e a moderação foi feita por Krishna Aum (Gestor de Projetos do Sebrae).
O evento abordou a importância dos mecanismos de inovação, além de discorrer como a pandemia trouxe a oportunidade de abranger diferentes espaços, através dos novos modelos de operação.
Após a introdução do assunto realizado por Krishna Aum, Alessandro Valério iniciou sua fala pontuando a criação de oportunidades neste novo cenário. “Com a pandemia tivemos que nos reinventar, abrindo portas para novos mecanismos de inovação”.
Os painelistas falaram também sobre a necessidade de solucionar os problemas presentes em determinada localidade, antes de partir para conceitos inovadores que podem não se encaixar naquela realidade, evidenciando a necessidade de se criar um paradoxo de prosperidade durante a modelagem de um negócio.
A quebra de fronteiras e horizontalização que os mecanismos da inovação tem proporcionado também foram pontos levantados entre os convidados, que apresentaram a relevância que as incubadoras atualmente têm oferecido às aceleradoras e ressaltaram que é fundamental apoiá-las. Para Emília Franco “ninguém está pegando o espaço do outro. A incubadora veio para complementar a aceleradora e vice-versa, trata-se de uma cooperação”.
Ao final do evento Ramon Santos concluiu abordando a importância de se ter um posicionamento claro sobre o segmento que cada organização possui, ressaltando que os mecanismos possuem estruturas próprias. ‘Existe a necessidade de um marco legal de mecanismos. Precisamos fomentar os meios da inovação, não só as pontas, já existe o decreto que institui os ministérios de Ciência e Tecnologia e também as startups, mas para os mecanismos isso ainda não existe na prática”.