Foi realizada, na noite de hoje (8), a cerimônia de abertura da 31ª edição da Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, realizada em parceria com o SEBRAE.
Neste ano, o evento teve como tema central “ The Great Reset: a redefinição dos Ambientes de Inovação”, o termo foi criado pelo Fórum Mundial Econômico e pressupõe a pandemia como um ponto de partida para a reestruturação da economia mundial de forma mais sustentável.
Participaram da cerimônia, Francisco Saboya, presidente da Anprotec, Marcos Pontes, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Otávio Burgardt, diretor de inovação da Finep, Igor Calvet presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Carlos Melles, presidente do SEBRAE e Artur Gibbon presidente da Reginp.
O discurso inicial ficou a cargo de Francisco Saboya, que destacou a união de instituições importantes para a realização de mais uma edição de um evento do porte da Conferência Anprotec. “É uma honra contarmos com a parceria de outros membros do ecossistema de inovação em um momento tão crítico no mundo. São essas pessoas que pilotam e configuram ambientes de inovação completos como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, ambientes que carregam a força da inovação, carregam o futuro”.
Na sequência, foi a vez de Artur Gibbon apontar os desafios enfrentados para a realização da Conferência Anprotec diante de um contexto global. “Nós fizemos uma grande reflexão de como realizar um grande evento de maneira virtual pelo segundo ano e assim chegamos a um tema muito relevante e que se relaciona diretamente com o período que todos enfrentamos nos últimos anos”.
As trilhas abordadas durante o evento serão:
1 – Omnichannel: a entrega de valor on e off-line;
2 – Transformando pesquisa em soluções para a sociedade;
3 – Ambientes de inovação como Living Labs;
4 – Gestão do capital humano em um mundo sem fronteiras.
Otávio Burgardt entrou em seguida e destacou a participação da Finep na promoção do ecossistema de inovação no Brasil. “Para nós, da Finep, é um grande orgulho trabalhar a favor da inovação. Estamos à disposição para ouvir, estudar e contribuir com qualquer ambiente de inovação, empresas de todos os portes e outras instituições inovadoras que necessitam de linhas de apoio e outras ações de incentivo”.
O próximo participante a discursar foi Igor Calvet, que discorreu sobre a parceria entre instituições de CT&I e empresas privadas. “Nós temos muitos ambientes trabalhando em ações inovadoras e precisamos conectar essas ações com o ambiente privado para transformar conhecimento em nota fiscal”.
Em seguida, Carlos Melles citou o papel do SEBRAE no empreendedorismo brasileiro e, consequentemente, para toda a população brasileira. “O foco do SEBRAE é usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Tudo que nós temos hoje é fruto de conhecimento, a pandemia legitimou o quão indispensável é a ciência para o mundo todo. Estamos aqui para facilitar o acesso à inovação para todos e a Conferência Anprotec é uma dessas oportunidades”.
Por fim, o ministro Marcos Pontes encerrou a cerimônia de abertura citando os próximos planos do MCTI em prol do ecossistema de inovação. “Passamos por um período difícil de liberação de recursos para a CT&,I mas temos que ser otimistas, a ciência já provou o seu valor e, agora, precisamos, mais do que nunca, transformar isso em empregos, ferramentas e projetos. O MCTI está trabalhando intensamente para adquirir os recursos necessários para alavancar o ecossistema de inovação e trazer benefícios para toda a população”.