O núcleo de pesquisa da Troposlab, buscando aplicar seu conhecimento e experiência com a população empreendedora, buscou investigar, de maneira exploratória, os possíveis efeitos da pandemia na saúde mental de empreendedores residentes no Brasil, tendo como diretriz as instruções sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A pesquisa foi realizada pela Troposlab em parceria com a UFMG e já se encontra na segunda fase de coleta.
Os dados da primeira fase da coleta foram divulgados em um webinar exclusivo, com a participação da Marina Mendonça (Diretora de Cultura e Times da Troposlab) e Marcela Mansur (Professora e Pesquisadora da UFMG), que analisaram os dados coletados na pesquisa “Efeitos da Covid-19 na saúde mental dos empreendedores do Brasil” e os insights que eles geram para o cuidado com o futuro do ecossistema empreendedor brasileiro.
Para a 2ª fase, ocorrerá um novo webinar para lançar os novos resultados da pesquisa. O evento acontecerá na quinta-feira, dia 28 de outubro, às 18h. Nesse momento, será apresentado os dados obtidos, além de comentários de uma especialista da UFMG juntamente com uma empreendedora.
A pesquisa contou com a participação de empreendedores convidados, que responderam a um formulário de auto-relato com 136 perguntas e média de duração de 15 minutos. Todos os os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, por meio do qual eram comunicados de que a participação seria voluntária, e de que os dados seriam usados de forma coletiva e sem identificação.
Conheça mais informações sobre a iniciativa pelo site: https://conteudo.troposlab.com/pagina-report-saude-mental