Conheça a Chapa +ANPROTECH: Novas Perspectivas
“Neste ano de 2021, encerra-se um ciclo difícil e complexo para as instituições que, como a ANPROTEC, tiveram que lidar com um quadro de restrições operacionais e financeiras associadas à crise sanitária. Estando às vésperas de uma nova eleição, retornamos ao associado para comunicar nosso interesse em empreender mais um mandato à frente da ANPROTEC. Acreditamos no caminho percorrido até aqui.
Procuramos, no biênio que finda, estar mais próximos dos associados, através da promoção de 27 eventos online com especialistas que exploraram temas críticos para nosso ecossistema. Tivemos mais de 14.000 participantes e, pela visibilidade alcançada, conseguimos uma maior conexão com prefeituras, governos estaduais e ministérios, além de entidades como o Sebrae e empresas como a Samsung. A título de exemplo, destacamos as parcerias com o Sebrae e com o Ministério da Educação. O convênio com o Sebrae foi ampliado e oportunizou a realização de chamadas abertas em apoio aos ecossistemas de startups, por meio do programa IDEIAZ, contemplando 35 incubadoras e aceleradoras. Ainda no âmbito desta parceria, a ANPROTEC avançou na sua conexão com as universidades através do programa Catalisa IC. Já a parceria com o MEC viabilizou o apoio a 42 Institutos Federais para implantação de incubadoras de empresas e outros mecanismos, através do Projeto de Desenvolvimento do Empreendedorismo e da Inovação na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Indo um pouco além, avançamos na internacionalização da nossa entidade, por meio do Startout Brasil, do programa de Incubação Cruzada e do programa de formação de gestores de ambientes de inovação com o Governo de Cabo Verde.
Claro que nada disso substitui a não realização da nossa tradicional Conferência Anual, que há 30 anos faz parte do calendário latino-americano de networking e estreitamento de relações entre os agentes diretamente envolvidos com a indústria de parques tecnológicos e outros mecanismos de suporte ao empreendedorismo inovador. A boa notícia é que, com o cenário epidemiológico em vias de ficar sob controle, retomaremos os encontros presenciais em 2022 na cidade de Salvador, Bahia. Saravá!
Do ponto de vista da gestão interna da Associação, registramos o esforço de normalização da situação financeira da entidade, que foi agravada nos últimos anos pela perda de associados, pela inadimplência das anuidades e pela não realização da já referida Conferência de forma presencial, entre outras perdas financeiras. Estivemos atentos a isso, e, seja pela via da redução de custos, seja pela de ampliação das receitas, os cenários apontam para um equilíbrio entre receitas e despesas até o final deste ano de 2021.
Pensando agora no futuro da entidade, extraímos forte aprendizado do que foi possível neste período recente de pandemia. A ANPROTEC realizou mais de uma dezena de seminários denominados de AnproTalks. Neles, questões relevantes sobre o presente e, sobretudo, o futuro dos ambientes de inovação e empreendedorismo foram discutidas. De forma quase unânime, palestrantes e debatedores convergiram em pelo menos três pontos que influenciarão nossa indústria daqui para frente.
Primeiro, que as transformações produtivas e sociais habilitadas pelas tecnologias digitais vêm reconfigurando o mundo dos negócios há cerca de três décadas. Segundo, que a crise sanitária acelerou esse processo e forçou as empresas, organizações e instituições a anteciparem seus planos de mudança em alguns anos. Terceiro, que a ciência, tecnologia e inovação saíram fortalecidas e se tornaram ainda mais relevantes por terem demonstrado capacidade de articular, com velocidade, soluções em rede para o maior desafio global deste século, que vem sendo o enfrentamento da Covid.
Esse é o contexto geral que tomamos como base para a nossa candidatura a mais uma gestão à frente da ANPROTEC, biênio 2022-2023. E começamos compartilhando uma pergunta: se o contexto que emoldura nossos ecossistemas de parques tecnológicos e mecanismos de inovação mudou, quais seriam as mudanças que teremos que fazer nas entidades para que nossa indústria não perca o compasso com a realidade em transformação?
Acreditamos que os maiores desafios ainda estão por vir. Além dos impactos do quadro sanitário, vivemos num cenário de incertezas que afetam dois dos principais pilares do empreendedorismo inovador no Brasil, que são: (i) a qualificação e disponibilidade de capital humano para as empresas inovadoras; e (ii) a crise fiscal do país, que esvaziou drasticamente as fontes de recursos para financiamento da nossa atividade.
Quais seriam as novas estratégias para fazer frente a esse novo cenário? Qual o papel dos parques e mecanismos para a retomada do crescimento econômico? Como enfrentar o desafio da escassez e da volatilidade dos talentos, cada vez mais integrados em redes globais de trabalho a partir de casa? Como reverter a desilusão que força nossos jovens pesquisadores a migrarem para outros países? Como financiar as atividades dos nossos parques, incubadoras, aceleradoras de negócios, espaços de coworking em contextos severos de restrição de recursos?
Não temos respostas prontas. Porém, mais até do que antes, nos propomos a escutar os associados para construir caminhos e ajudar cada parque, cada incubadora, cada ente da nossa indústria a (re)construir seu próprio modelo de organização e funcionamento, em que o futuro esteja cada vez mais presente e no qual as questões críticas sejam enfrentadas com criatividade, ousadia e muita inovação. Isso é o que fará da ANPROTEC uma entidade cada vez mais forte e representativa das expectativas de todos.
Representamos todas as regiões do país e buscaremos incorporar na nossa prática as experiências e peculiaridades de cada associado, a principal fonte de conhecimento e destino do nosso esforço.
Ficaremos muito gratos de contarmos com sua confiança para a renovação de nosso mandato, nos comprometendo, numa síntese, a apoiar os associados por meio de consultorias, seminários, estudos, missões técnicas, priorizando:
Acreditamos nesse caminho, e contamos com seu apoio!!”