Quarta edição do evento anual do Sebrae terá mais de 60 palestrantes e seguirá protocolos vigentes de saúde, marcando a retomada de eventos característicos do ecossistema de tecnologia e empreendedorismo
O Startup Summit 2021 está com as inscrições abertas para sua quarta edição, que será realizada nos dias 14 e 15 de outubro, em formato híbrido, presencialmente em Florianópolis (SC), no CentroSul, e com transmissão ao vivo pelo site oficial, no digital. Realizado pelo Sebrae, em parceria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o evento extrapola os limites geográficos com uso do modelo digital, sem perder a potência da interação e conexão, características marcantes do ecossistema empreendedor, garantindo o encontro presencial.
Nesta edição, o Startup Summit terá oito trilhas temáticas, que incluem assuntos estratégicos neste universo, como marketing, vendas, relacionamento com clientes, cultura, investimento, IPO, entre outros. Atentos às normas de segurança vigentes em decorrência da pandemia, a organização aposta na apresentação de palestras simultâneas em dois palcos, garantindo assim, um distanciamento seguro entre os participantes do evento presencial. Outras medidas são o distanciamento entre estandes, limitação de pessoas no palco, higienização de microfones e orientação expressa para uso de máscaras.
De acordo com Luc Pinheiro, Diretor Técnico do Sebrae/SC, o modelo híbrido potencializou o alcance do evento. “As vantagens do formato são democratizar o acesso, encurtar distâncias físicas e permitir que o público escolha a experiência que pretende ter”, complementa.
Serão mais de 60 palestrantes e entre os nomes já confirmados estão Alfredo Soares (VTEX), Gustavo Chamati (Mercado Bitcoin), Romero Rodrigues (Redpoint eventures), Cynthia Hobbs (GetNinjas), Guilherme Junqueira (Gama Academy), Janguiê Diniz (Ser Educacional), João Kepler (Bossanova Investimentos), Mariana Caetano (KPTL Venture Capital), Saulo Marti (Olist) e Tallis Gomes (Gestão 4.0). Além da área de conteúdo, o Startup Summit terá uma feira de negócios, que reunirá startups em fase inicial, além de marcas consolidadas no mercado.
Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, “o Startup Summit se firma como um dos maiores eventos para o público no país, trazendo conteúdo exclusivo e de qualidade, além de potencializar as conexões com os maiores players do ecossistema de startups: investidores, grandes empresas e etc”.
Com início das vendas no dia 5 de agosto, os ingressos presenciais são limitados e podem ser adquiridos no site www.startupsummit.com.br. O ingresso inclui kit boas vindas e almoço para os dois dias de evento, além de acesso ao conteúdo digital por um ano. Para acompanhar o evento de forma online, a inscrição é gratuita e o acesso ao conteúdo é ao vivo e restrito às datas do evento. Em ambos os formatos, haverá certificados de participação.
Retomada segura
Desde 2018, quando o Startup Summit realizou a primeira edição do evento em Florianópolis, um marco no ecossistema empreendedor de Santa Catarina foi criado. Direcionado para um público altamente tecnológico e acostumado com interações online, o encontro sempre representou a potencialidade de trocas entre pares, criações de networking de alto nível e o fomento de parcerias inovadoras. Em duas edições realizadas em Florianópolis, o Startup Summit reuniu mais de 6 mil participantes.
Segundo Alexandre Souza, coordenador do Startup Summit, em 2020, a organização tinha a expectativa de receber este mesmo número de participantes em sua terceira edição, além de 150 palestrantes em sete palcos e 10 trilhas de conteúdo. Porém, com o aumento dos casos de Covid-19, o evento foi cancelado em seu formato presencial. “Guiado pelos objetivos que motivaram a criação deste evento, em 2018, e pelo histórico de sucesso nos anos anteriores, a organização fez uma edição 100% digital, naquele ano”, relata. Em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ACATE e o Sebrae, foi criado o evento digital: Case Startup Summit 2020. Com mais de 300 palestrantes, nacionais e internacionais, a iniciativa conseguiu manter a missão do evento, mesmo em uma situação atípica.
Em 2021, mesmo com o início da vacinação da população, a pandemia de Covid-19 ainda não está controlada. Por isso, o Startup Summit 2021 acontecerá de forma híbrida, com acesso digital, inspirado no ano anterior, e presencial, seguindo todas as recomendações de segurança sanitária vigentes. Dentre as medidas instauradas pela organização do evento, está o uso obrigatório de máscaras, que serão distribuídas em kit com álcool em gel. Além disso, todos os participantes terão suas temperaturas aferidas.
Segundo Souza, a segurança é a principal preocupação da organização e, caso alguém apresente sintomas como febre e tosse, entre outros, não será permitida sua entrada. O evento também contará com tapetes sanitizantes, totens de álcool em gel e demarcação de cadeiras com distância de 2 metros cada. Essas e outras informações sobre os protocolos de segurança podem acessadas no site do evento (www.startupsummit.com.br).