Faleceu neste sábado (24/7), aos 83 anos, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, que até o último mês ocupava o cargo de diretor geral do Parque Tecnológico em São José dos Campos.
Raupp foi ministro de janeiro de 2012 a março de 2014 durante a gestão de Dilma Rousseff. Ao longo de sua carreira, ele foi também diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Em São José dos Campos, Raupp participou da criação e implantação do Parque Tecnológico da cidade, ocupando o cargo de diretor geral da instituição entre (2009-2011) e nos últimos anos, entre outubro de 2014 a junho de 2021. Ele também era membro do Conselho Consultivo da Anprotec.
“A Anprotec se solidariza com a família e presta homenagens a esse ser humano espetacular, que por quatro décadas contribuiu profundamente com a ciência brasileira. Possuía uma visão muito à frente de seu tempo, não só cientificamente, mas também politicamente, deixando um legado sólido em todas as instituições pelas quais passou. Sem dúvidas uma das figuras mais importantes da Ciência, Tecnologia e Inovação deste país, que merece todo nosso respeito, admiração e reverências” afirma Rodrigo Mendes, diretor da Anprotec e Coordenador Executivo de Desenvolvimento de Negócios Internacionais do Parque Tecnológico São José dos Campos.
Marco Antonio Raupp deixa a esposa, Elisabeth Alves Mendonça, 7 filhos (mais uma filha falecida), três genros, quatro noras e 13 netos. Toda a equipe da Anprotec lamenta profundamente a perda e presta condolências à família e a todos os amigos.