Aconteceu na manhã de hoje (24) a 16ª edição do Anprotalks que teve como tema principal o Programa de Incubação Cruzada Virtual Brasil-África do Sul. O webinar contou com a participação de Rodrigo Mendes, Diretor de Relações Internacionais da Anprotec e Helena Lobato da Jornada, Diplomata responsável pelo setor de CT&I da Embaixada do Brasil na África do Sul.
O objetivo do programa é promover a imersão de startups brasileiras no ecossistema de inovação sul-africano e na imersão de startups sul-africanas no ecossistema de inovação brasileiro. A intenção é oportunizar o desenvolvimento e a internacionalização de empreendimentos das duas nações da área de agritech.
Helena iniciou sua apresentação destacando que a África do Sul abriga um mercado em plena expansão no setor agritech e busca cada vez mais ser a porta de entrada de ações e investimentos internacionais para o continente africano. Além disso, também apontou que o contexto favorável para o ramo de atuação e a proximidade cultural e socioeconômica com o Brasil foram fatores que contribuíram para a escolha do país.
Assim como na edição anterior, o programa acontecerá de maneira virtual por conta da pandemia e escolherá até 10 empreendimentos inovadores de cada país que estejam em estágio de “commercialization and rolout” e que atuem do ramo agritech.
Por meio de ações preparatórias de mercado, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias e outros serviços, o projeto oferecerá às startups selecionadas oportunidades relevantes com o ambiente de inovação de cada país.
“Estamos de fato tentando criar um ecossistema de agritech entre esses dois países, o que será inovador, porque estamos juntando países com condições semelhantes de desenvolvimento, que possa haver uma cooperação real entre empreendimentos brasileiros e sul-africanos” complementa Helena.
Estarão aptas para seleção: empresas de base tecnológica já constituída com atuação nacional e produtos na área de agritech; Empresas que possuam soluções e produtos em fase de comercialização na área de agritech; Startups que sejam pré-incubadas, incubadas ou graduadas em até 4 anos da data da chamada. As propostas deverão ser enviadas até o dia 02/7/2021, e o anúncio das startups selecionadas será no dia 26/7/2021.
“A Anprotec possui uma grande experiência em iniciativas de internacionalização, sabemos que, com o apoio dos parceiros do programa, conseguiremos realizar mais uma edição com sucesso, que possibilitará muitas conexões e conhecimento aos participantes” finaliza Rodrigo.
Fruto de uma parceria entre a Embaixada do Brasil na África do Sul junto a Anprotec, o SEBRAE, o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), o projeto também contou com apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil
Saiba mais sobre o programa neste link.
Para conferir o webinar na íntegra, clique aqui.