Hoje é dia de anunciar a quarta e última trilha que fundamentará o tema central da 31ª Conferência Anprotec. Nas últimas semanas, apresentamos o assunto principal do evento ‘The Great Reset: a redefinição dos ambientes de inovação’ e as trilhas ‘Omnichannel’, ‘’Transformando pesquisa em soluções para sociedade’ e ‘Ambientes de inovação como Living Labs’ que servirão como base para a discussão.
‘Gestão do capital humano em um mundo sem fronteiras’ será a quarta trilha da Conferência Anprotec 2021. John Rennie Short, docente da Universidade de Maryland, no artigo “Porque algumas cidades sobreviverão e triunfarão” , publicado no site do Fórum Mundial Econômico, discutiu sobre o papel dos espaços urbanos no cenário pós-covid 19. Em seu texto, ele argumenta que as cidades, desde que surgiram, têm sua “utilidade” avaliada, sendo objeto de reflexão e transformações. Em 1876, com a invenção do telefone, surgiram os primeiros questionamentos sobre os adensamentos urbanos que, mais de um século mais tarde, com os computadores pessoais e a internet, voltaram à tona com cada vez maior força: qual o sentido das cidades se a comunicação poderia acontecer de forma remota?
Para ele, as cidades fazem sentido pelo fato de reunirem mão-de-obra qualificada, permitindo o intercâmbio de informação, conhecimento e habilidades. Essa concentração de mão-de-obra qualificada permite a transferência de informações, conhecimentos e habilidades.
Analogamente, a presença de tantas empresas gera mais negócios para as indústrias periféricas – por exemplo, como um grande banco cria trabalho para contadores e advogados. A proximidade das pessoas facilita o contato que leva à manutenção da confiança e à troca de informações.
No entanto, em “um mundo online e em nuvem, com eventuais momentos off-line e presenciais”, como ressaltou Sílvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital e Conselheiro da Anprotec, durante a série de eventos online AnproTalks, promovidos da pela Anprotec, como lidar a atração e retenção de talentos em um contexto em que cada vez menos existem fronteiras físicas?