A 18ª Assembleia Geral Extraordinária da Anprotec, que aconteceu hoje (31) pela manhã, definiu o local que sediará a 32ª edição da Conferência Anprotec. A cidade escolhida foi Salvador, capital do estado da Bahia. A data prevista para o evento é de 21 a 23 de novembro de 2022.
O processo de análise foi conduzido pelo comitê selecionador composto por Guila Calheiros, superintendente executivo da Anprotec, Jardel Mattos, diretor da Anprotec, Juscelino Afonso de Sá, membro do Comitê Organizador da Conferência Anprotec 2018 de Goiânia, e Sylvia Maciel Dantas do Nascimento, gerente de Marketing, Comunicação e Eventos da Acate – Associação Catarinense de Tecnologia.
A proposta vencedora foi liderada pela GetIN Aceleradora, representada na Assembleia pelo seu diretor de inovação, Ramon Santos, e tem como colíder a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SEMIT, representada na ocasião pelo seu diretor de inovação, Luis Gaban. A SEMIT atua para o fomento e desenvolvimento do empreendedorismo inovador na cidade.
“Salvador é uma cidade comprometida com a inovação, principalmente em inovação de impacto, seja em empreendedorismo social ou sustentabilidade, e a conferência será uma ótima oportunidade para compartilharmos e adquirirmos conhecimento. Queremos realizar um evento que transcenda para toda a cidade” afirma Santos. Ele ainda ressalta que a GetIN Aceleradora é focada no desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica e já foi selecionada em dois editais do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para eventos de afroempreendedorismo.
Segundo o comitê selecionador, a candidatura estava de acordo com o edital divulgado no ano passado, cumprindo todos os requisitos. “As trocas de conhecimentos e experiências na área da inovação, as conexões com agentes nacionais e internacionais e as oportunidades promovidas pela conferência serão de grande relevância para o ecossistema de Salvador e converge com a nossa busca em consolidar a cidade enquanto polo de inovação tecnológica e como destino para a realização de grandes eventos no segmento” comentou Gaban.
O presidente da Anprotec, Francisco Saboya, concluiu a assembleia parabenizando a candidatura e destacando a cidade escolhida. “Ficamos muito contentes com essa apresentação objetiva e rica. Gostaríamos de parabenizar a todos os envolvidos pela arquitetura proposta. Salvador propicia esse clima de encontro e alegria, é uma cidade que se articula em prol da inovação” finalizou.
Salvador – BA
A cidade de Salvador vem crescendo e se consolidando como potencial inovador. No ranking da ABStartups a capital saltou de 18ª para 8ª cidade com mais startups no Brasil, conquistando o primeiro lugar na região nordeste. Com um forte fomento ao empreendedorismo, a cidade ainda tem se destacado como centro PD&I feita por pessoas negras na América Latina. Salvador é a capital mais negra fora da África e a região chegou a ser chamada de ‘O Vale do Silício Negro’.