Pequenas empresas e startups podem se inscrever no programa Nexos até 8 de dezembro e concorrer com projetos de logística propostos pelo Groupe PSA
O Programa Nexos lançou na terça-feira (05/11) os Desafios Tecnológicos Groupe PSA – Gestão de Frota Digital & Experiencia Cliente Paperless para startups de todo o país. A iniciativa proporcionará aos pequenos negócios a oportunidade de se engajarem nas novas tendências tecnológicas, por meio da proposição e execução colaborativa de projetos de inovação. Os projetos de pesquisa e desenvolvimento selecionados poderão receber até R$ 100 mil por desafio com duração de nove meses. Os interessados devem garantir participação até 08 de dezembro.
Os desafios englobam duas grandes áreas, sendo a 1ª voltada para a criação de gestão digital de frota de 4,5 mil veículos. Já a 2ª área busca solução para oferecer uma nova experiência para os clientes das concessionárias, por meio da redução de papéis e burocracias na jornada do cliente com o Groupe PSA. As startups selecionadas terão acesso a serviços de incubação e aceleração, investimentos diretos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da implementação de tecnologias, produtos e serviços.
A iniciativa faz parte do programa Nexos, realizado pelo Sebrae em parceria com a Anprotec e apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que contribui para a inovação e a ampliação da competitividade, conectando pequenas e grandes empresas, conforme explica o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “O Programa possibilita a conexão de grandes e médias empresas com startups de todo país, contribuindo para a criação de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e pequenas empresas inovadoras”, ressalta Quick.
Os candidatos poderão submeter suas propostas de projetos por meio do formulário disponível em http://sebrae.com.br/nexos até às 23h59 do dia 08 de dezembro. “Trabalhar com as startups nesse desafio é uma oportunidade de darmos visibilidade a seu trabalho, valorizando sua agilidade e pensamento flexível e de ruptura. Ao mesmo tempo, para nós, é uma forma de resolvermos problemas específicos internos que possuímos, e onde nossas soluções atuais podem ser otimizadas com novas ideias. Resumindo, é um processo ganha-ganha, onde podemos testemunhar que a Transformação Digital veio para ficar e para mudar radicalmente tudo o que fazemos e como fazemos”, disse Jean Mouro, Vice-Presidente Sênior de Operações Monozukuri do Groupe PSA América Latina.
Quem pode participar
Para se inscrever, as empresas interessadas devem ser um pequeno negócio inovador formalizado (com CNPJ), legalmente estabelecido em território nacional, limitado ao faturamento anual máximo de R$4,8 milhões de reais e alinhado às áreas de interesse desta chamada. Os critérios de seleção são competência tecnológica para atender ao desafio; aderência às áreas de interesse do desafio; potencial de mercado; maturidade da solução.
CRONOGRAMA
Lançamento do desafio – 05/11/2019
Período de inscrições – 05/11/2019 a 08/12/2019
Análise dos candidatos – 09/12/2019 a 19/12/2019
Anúncio das Startups Finalistas – 20/12/2019
Assinatura de NDA e elaboração do Business Case dos Projetos com as startups finalistas – 23/12/2019 a 20/02/2020
Anúncio da(s) Startup(s) Selecionada(s) – 21/02/2020
Assinatura do Contrato de Desenvolvimento (com a empresa patrocinadora) – 21/02/2020 a 20/03/2020
Assinatura do Contrato de Incubação (com incubadora ou aceleradora credenciada) – 20/03/2020 a 01/04/2020
Execução do projeto – 01/04/2020 a 30/12/2020