Simone Torrescasana, da Anprotec, participou da mesa redonda de encerramento junto com a Coordenadora de Internacionalização da Apex-Brasil Paula Gomes
“A participação da Anprotec na 9ª edição da Feira de Negócios e Inovação da UNB (Universidade de Brasília) foi muito relevante”, disse a Coordenadora de Projetos Internacionais da Anprotec, Simone Torrescasana. Promovido entre os nos últimos dias 21 e 22 , o evento buscou estimular o empreendedorismo inovador e ofereceu diversas atividades transversais e extratemáticas.
Na ocasião, as coordenadoras da Anprotec e da Apex debateram sobre programas para internacionalização de empresas inovadoras. “A Anprotec teve a oportunidade de abordar conteúdos relativos à expansão internacional de empreendimentos inovadores, com destaques para programas e mecanismos já existentes que facilitam esses processos”, ressaltou Simone.
Com inscrições gratuitas, a Feira de Negócios e Inovação foi realizada no auditório do CDT, em Brasília. O dia 21 teve entre os palestrantes Guilherme Galvão (empreendedor da Founder FXN e sócio do The Brain), com a palestra “O Futuro do Mercado de Trabalho”; Luiz Fernando (operações da ACE Startup), com a palestra “Como validar as premissas da sua startup? Uma perspectiva ACE”;e Luiz Salomão (professor da Universidade Federal de Santa Catarina e desenvolvedor da metodologia TXM Business), com a palestra “O papel da incubação e da pré-incubação no aquecimento dos ecossistemas de inovação locais: o caso dos co-creations labs”.
Ainda no primeiro dia, aconteceu a mesa redonda sobre empreendedorismo inovador no Distrito Federal, com participação da CEO da Divulga Maiz, Carol Guimarães, do fundador da Pump Sumplementos e Açaí Puríssimo, Cayo Costa, do multiempreendedor e fundador do Grupo 365, Flávio Mikami, do Sócio da Radiola Design e consultor da Zona Criativa, Gilson Leal, do especialista em startups, Ítalo Nascimento, do COO do The Brain e fundador da Lalon, Jaime Araújo, do dono comercial da Stone Pagamentos, e do palestrante Guilherme Galvão.
Além da mesa-redonda sobre internacionalização, o segundo dia do evento contou também com um debate sobre o futuro do mercado de trabalho em perspectiva social. Essa mesa teve a presença da embaixadora da Rede Mulher Empreendedora e membro das Pyladies e WEDO, Daniela Estevam, da especialista em negócios internacionais, Mariana Gomes, da co-fundadora do 55Lab, Juliana Guimarães, da gerente de responsabilidade social, embaixadora da Campus Party (Include) e palestrante de Cultura de Paz, Patrícia Viterbo, e do coordenador dos programas de Educação Empreendedora e Inovação Social do UDF, Gabriel Cardoso.