O Programa Nexos lança, em parceria com a Fiat Chrysler Automóveis (FCA), o desafio “Como utilizar o carro como plataforma móvel para criar soluções”. A startup selecionada receberá até R$ 100 mil para alancar o projeto de pesquisa e desenvolvimento, além de mentorias especializadas. As inscrições podem ser realizadas até 17 de novembro pelo site http://sebrae.com.br/nexos. O Programa Nexos é fruto da parceria entre o Sebrae e a Anprotec, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Com o propósito de identificar oportunidades que vão além do carro, o desafio busca soluções a partir do entendimento do automóvel como uma plataforma móvel. “A indústria automotiva está no curso de uma revolução que permitirá ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis”, explica Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para América Latina.
Guiadas pelas oportunidades da conectividade, as startups interessadas poderão propor projetos para novos usos das tecnologias já existentes no automóvel, como central de multimídia e câmeras, ou que envolvam novos significados aos dados capturados pelos sensores do carro. Outra inspiração é o acesso às oportunidades que as cidades podem oferecem a partir de novos serviços e negócios. “A parceria com startups é uma forma de impulsionar inovações que vão ajudar as pessoas a resolverem suas atividades cotidianas de maneira fluída. O carro conectado é o ponto de partida de novas soluções que vão viabilizar relevantes transformações na jornada do consumidor”, completa Kamei.
A FCA é a primeira montadora a lançar desafio no Nexos. “O Programa possibilita a conexão de grandes e médias empresas com startups de todo país, contribuindo para a criação de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e pequenas empresas inovadoras”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Quem pode participar
Para se inscrever, as empresas interessadas devem ser um pequeno negócio inovador formalizado (com CNPJ), legalmente estabelecido em território nacional, limitado ao faturamento anual máximo de R$4,8 milhões de reais e alinhado às áreas de interesse desta chamada. Os critérios de seleção são competência tecnológica para atender ao desafio; aderência às áreas de interesse do desafio; potencial de mercado; maturidade da solução.