A Missão internacional Anprotec acontece de 15 a 27 de setembro, e tem como programação visitas aos ambientes de inovação franceses e à Conferência Mundial da IASP, que tem como tema a “4ª Revolução Industrial: Áreas de Inovação e Parques Científicos como chave para uma transição de sucesso”.
A França possui mais de 60 ambientes de inovação e grande dedicação aos mercados de veículos autônomos, cidades inteligentes, inteligência artificial (IA), blockchain, tecnologia esportiva, robótica, beleza, e tecnologia de saúde e fitness. Apenas na área de IA, o país conta com 335 startups.
No primeiro dia da Missão, a delegação brasileira participou, na parte da manhã, de um seminário sobre o ecossistema de inovação francês, organizado pela Embaixada do Brasil, contando com palestras de Pedro Saldanha, Ministro Conselheiro, Pedro Fontoura, chefe do setor de Ciência, Tecnologia, Energia e Meio Ambiente e Juliana Guiguet, do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Paris. Pelo lado Francês, palestraram Joaquim Nassar, chefe do departamento de programas de cooperação internacional do Ministério de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação e também Cyrille Langendorff, diretor da Credit Cooperatif. Na parte da tarde, os participantes visitaram a Make Sente, organização que trabalha com o tema de negócios de impacto e que em 7 anos já apoiou mais de 3200 projetos no tema, com mais de 200 organizações envolvidas.
Já o segundo dia começou com uma visita à Erganeo, empresa de investimentos francesa especializada em inovações disruptivas e com forte impacto social nos temas de biotecnologia, big data, inteligência artificial e energia. Seguindo a agenda, os participantes foram até o NUMA, instituição que trabalha com a capacitação no tema de transformação digital, com foco em grandes empresas, aceleradoras e incubadoras. Por lá, já passaram mais de 300 companhias, incluindo grande parte daquelas que compõem a CAC – 40, as maiores empresas francesas, além de centenas de startups.
Confira as fotos abaixo.