Como parte dos desdobramentos de seu projeto global Banheiros Mudam Vidas, a marca de papel higiênico e lenços umedecidos Neve®, da multinacional americana Kimberly-Clark, reforça seu comprometimento em oferecer o essencial para uma vida melhor lançando um novo desafio. As inscrições poderão ser realizadas no site www.banheirosmudamvidas.com.br/desafio, até o dia 25 de agosto de 2019 e serão aceitos projetos de empreendedorismo social com foco apenas no desenvolvimento de soluções na área de saneamento básico. Serão aceitas participações vindas de todo o território nacional.
Os empreendedores que cadastrarem seus projetos serão avaliados por uma equipe multidisciplinar formada por membros do Sense-Lab, da Kimberly-Clark e do Instituto Iguá. O programa irá selecionar os doze candidatos mais promissores para participarem presencialmente de uma oficina em São Paulo, nos dias 8 a 10 de outubro, com custos de passagem e hospedagem financiados por Neve®. Essa será a última etapa do processo seletivo, que irá escolher apenas entre 8 e 10 iniciativas para passar por uma aceleração de 5 meses com mentores especializados, incluindo workshops presenciais e reuniões periódicas.
Ao final do processo, todos serão avaliados por uma banca de profissionais do setor que irá premiar os quatro grandes finalistas com um capital-semente de R$ 50.000,00 cada e mais seis meses de mentoria adicional. Os critérios de seleção serão: maturidade da iniciativa (estrutura e dedicação da equipe, resultados prévios, protótipos e pilotos executados, entre outros), capacidade de entrega dos resultados sociais e financeiros (impactos, modelo de negócio, propósito e proposta de valor).
“A falta de saneamento básico é um problema sério que atinge milhões de pessoas no Brasil e sabemos que, para conseguirmos mudar este cenário ainda precário no país, o envolvimento do setor privado também é relevante. Nós, da Kimberly-Clark, acreditamos que podemos incentivar o processo de melhoria das condições de vida da população nas comunidades nas quais estamos inseridos. Nesta nova etapa do projeto queremos usar a força da marca Neve® para multiplicar os impactos e acelerar soluções que podem mudar esta realidade”, destaca Patricia Menezes, Diretora de Family Care da Kimberly-Clark.
Mais sobre Saneamento Básico
A origem do projeto se deve a uma triste realidade. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, de 2018, cerca de 100 milhões de pessoas no Brasil não possuem coleta de esgoto, quase metade da população brasileira (47,64%). Dessas, 13 milhões são crianças e adolescentes, sendo que 3,1% delas não apresentam sequer um sanitário em casa. Com base neste cenário, Neve® reforça seu comprometimento em mudar esta realidade e conscientizar as pessoas sobre a causa em mais um desdobramento da iniciativa Banheiros Mudam Vidas.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, menos da metade (45,1%) do esgoto gerado no Brasil é tratado, sendo o restante descartado irregularmente no meio ambiente, impactando negativamente a saúde e agravando quadros de doenças como diarreia, febre amarela, leptospirose, malária, esquistossomose e dengue, principalmente. Em 2017, a incidência de internações por doenças como essas foi de 12,46 internações por 10 mil habitantes.
Praticamente 35 milhões de cidadãos não recebem água tratada e só 49% das moradias no país são atendidas por redes coletoras de esgoto. No Brasil como um todo, apenas 2.126 municípios (38,2%) informaram ter Política Municipal de Saneamento Básico em 2017.
Sobre Banheiros Mudam Vidas
A K-C já atua globalmente na área do saneamento desde 2015. No Brasil, o projeto Banheiros Mudam Vidas foi lançado por Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve®, em 2016. A primeira etapa do projeto foi realizada na Amazônia, em parceria com o UNICEF e impactou 230 mil pessoas.
Em 2017, foi lançada a segunda etapa, um piloto da marca apoiando o empreendedorismo social. Na época, foi selecionado um projeto que tratou de criar uma tecnologia de sanitário seco adaptada aos diversos climas e regiões do Brasil. Foram implementados 18 banheiros durante a iniciativa.
Sobre Neve®
Neve® é a marca brasileira de papel higiênico da Kimberly-Clark, há mais de 50 anos reconhecida por sua tradição e pioneirismo. Líder no segmento, tem como missão oferecer produtos de alta qualidade concentrando esforços em inovação e responsabilidade socioambiental. Seu portfólio conta com papéis de folha dupla, tripla, linha premium, perfumados e lenços umedecidos. Para saber mais sobre a marca, acesse o site marcaneve.com.br e siga o perfil no Facebook.
Sobre a Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 23 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas.
Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 147 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e Linkedin.
Sobre Sense-Lab
O Sense-Lab é uma organização que trabalha a estratégia e a inovação com foco em desenvolver as organizações, sistemas e lideranças necessárias para enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade. Tem os Negócios de Impacto Socioambiental como um de seus principais eixos de atuação, apoiando empresas, institutos, fundações e outras organizações na busca, seleção e apoio a negócios de impacto, ou até mesmo na estruturação de programas de incubação e aceleração de negócios.
Sobre o Instituto Iguá
O Instituto Iguá de Sustentabilidade nasceu da intenção da Iguá Saneamento em fazer a diferença no setor, promovendo a ampliação do impacto social dessa atividade. Para isso, assumiu uma missão ambiciosa: contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da promoção da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável. A entidade compreende que atuar no saneamento vai muito além de tratar e fornecer água e coletar e tratar o esgoto. Significa levar dignidade, saúde e perspectiva de futuro para milhares de brasileiros. O Instituto Iguá é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que nasceu de forma independente e atua de forma multisetorial, reunindo esforços de diversas empresas e organizações para a causa do saneamento.
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2011/2017.
Fonte: Perfil dos Municípios Brasileiros – IBGE, 2018.