Neste ano, a já tradicional Conferência Anprotec traz uma grande novidade. O evento será realizado durante a primeira edição do Innovation Summit Brasil, entre os dias 12 e 14 de agosto, em Florianópolis-SC. O Summit é organizado pela Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), da qual a Anprotec faz parte.
Essa iniciativa agrega mais valor ao público em geral, e aos associados da Anprotec, que terão a oportunidade de debater sobre o trabalho em prol do empreendedorismo inovador em diversas vertentes. O tema central do Summit são os “Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos”.
Além da Anprotec, a RNAII também é composta pela Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação); pela ABstartup (Associação Brasileira de Startups); pela Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital); pela Anjos do Brasil; pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); e pelo Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia).
Juntas, essas associações representam mais de mais de 150 instituições de pesquisa, 300 gestores de núcleos de inovação, 370 ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos), 120 investidores de venture capital, 5000 startups, 7000 investidores anjos, e 200 empresas inovadoras de grande e médio porte.
Durante o Summit, serão trabalhadas seis trilhas: incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, empresas, investidores e gestores de inovação. Dentro delas, as Associações trabalharão temas específicos, como políticas econômicas, modelos financeiros, conexão entre grandes e pequenas empresas, impulso para gerar novos empreendimentos inovadores, transformação digital, entre outros.
O evento tem o objetivo de destacar a importância de se trabalhar várias ações voltadas ao fortalecimento da capacidade de inovação e da competitividade da economia do país. É esperado um público de mais de duas mil pessoas.
Florianópolis
A capital catarinense não foi selecionada para sediar o evento por acaso. A região abriga, atualmente, mais de 16 mil empreendedores, e o número de empresas de tecnologia subiu 3,42% entre 2015 e 2017. Considerando os últimos 30 anos, o crescimento foi de 10.000%. Trata-se de um exemplo de como o trabalho conjunto de vários atores de CT&I pode impulsionar o desenvolvimento.
De acordo com relatório do Bradesco BBI, divulgado em 15 de fevereiro de 2019, Florianópolis tem 3% da população brasileira, mas possui 20% das startups do país.
Segundo a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), organizadora local do Summit, junto com a Fundação Certi, o setor tecnológico já representa 5,6% do PIB do estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões.
A correalização do evento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Em breve serão divulgadas informações sobre inscrições e programação.
Confira o site oficial do evento e fique por dentro das novidades: www.innovationsummitbrasil.com.br