De 5 a 9 de novembro acontece em todo o mundo a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2018. A SGE é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social, e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro. A abertura oficial da Semana ocorreu nesta terça-feira (5), em Brasília, e a Anprotec é uma das nove instituições organizadoras.
De acordo com a diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, que abriu o evento, o objetivo da SGE é mobilizar os jovens. “Assim como a SGE, o propósito do Sebrae é educar o jovem a empreender e a não ter somente uma carteira assinada. Só assim é possível transformar o Brasil”. Para ela, a importância da Semana não se restringe a nível nacional, mas mundial. “A relevância da SGE encontra respaldo nos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, que é alcançar um mundo melhor”, complementou.
Participam do movimento mais de 160 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Nos últimos 3 anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.
As atividades da Semana Global do Empreendedorismo são oferecidas por pessoas e organizações, que por acreditarem na causa se unem ao movimento, criando um ou mais eventos sobre alguma das vertentes do tema empreendedor, conectando, capacitando e inspirando o público para que eles transformem ideias em iniciativas de sucesso.
A Semana Global do Empreendedorismo é organizada por um Conselho de nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e Sebrae. Elas são responsáveis por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para levar a semana para o maior número de pessoas no Brasil.