Entre 15 e 19 de outubro, pesquisadores de todo o Brasil e do exterior se reúnem no XII Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, que este ano acontece na cidade do Rio de Janeiro. O evento acadêmico é uma oportunidade de discutir o desenvolvimento social e econômico do país, com foco na tecnologia.
O Fortec tem periodicidade anual com abrangência nacional, ocorrendo regularmente desde 2006. O evento é promovido pela Associação Fortec, que congrega os responsáveis pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas ao fomento à inovação, à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, nas instâncias designadas pela Lei de Inovação por Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e reguladas pelo Código Nacional de CT&I.
De acordo com a pesquisadora Cristina Quintella, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a discussão é fundamental para difundir o tema da inovação em diferentes setores da sociedade brasileira. “Uma oportunidade de demonstrar a importância de se inovar para crescer, atendendo à necessidade de que se observe o novo paradigma político, econômico e social: o desenvolvimento sustentável”, pontuou.
O Fortec congrega, nesta ocasião especial, os gestores de inovação e transferência de tecnologia que atuam no Brasil, além de convidados de associações congêneres do exterior.
“Entendemos ser da maior importância promovermos o aprimoramento e a difusão das melhores práticas em todos os processos de gestão da inovação e transferência de tecnologias, nos ambientes das Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas e privadas, como também, promovermos o desenvolvimento de parcerias público-privadas em prol da aceleração da inovação nos ambientes empresariais em todos os setores da economia brasileira”, explicou Cristina Quintella.
Conforme a pesquisadora, o evento visa a promover a inovação de base tecnológica, por meio da transferência de novos conhecimentos ou tecnologia (TT) e a valorização dos resultados da pesquisa utilizando a proteção jurídica da propriedade intelectual (PI).
“O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico e o incremento do empreendedorismo, nos âmbitos local, regional e nacional, nas diversas áreas do conhecimento. O público-alvo são gestores e membros de equipes do NITs dos setores acadêmico, empresarial e governamental e da sociedade organizada, além de gestores empresariais, governamentais, financiadores de P&D&I tecnológica e estudantes de Propriedade Intelectual e de Transferência de Tecnologia”, detalhou Quintella. Mais informações em www.fortec.org.br.