Começa nesta sexta-feira (24) o prazo para se inscrever no Programa para Concessão de Bônus Tecnológicos e Capacitação para Inovação em Manufatura Avançada. A iniciativa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, serão destinados R$ 2 milhões para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para soluções em produtos, processos e serviços para manufatura avançada, realizados por micro e pequenas empresas (MPE), em parceria com médias e grandes empresas (Empresas Parceiras/Âncora). O prazo para submissão de propostas é até dia 2 de outubro de 2018.
“Queremos que as micro e pequenas empresas conquistem seus espaços e se consolidem como atores cada vez mais relevantes para a inovação, uma vez que já desempenham papel fundamental na economia e no desenvolvimento do país”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão.
Já a coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos do MCTIC, Eliana Emediato, ressaltou que o bônus tecnológico é um dos instrumentos criados pelo novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Com o bônus, o Estado aplica recursos diretamente na empresa, para pagamento pelo compartilhamento e uso de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de contratação de serviços especializados ou transferência de tecnologia. Isso trará ganhos expressivos ao país, porque é nas empresas que a inovação, de fato, acontece.”
Eliana lembra, ainda, que é importante que as propostas apresentadas estejam vinculadas a uma ou mais áreas estratégicas tecnológicas, aplicáveis à manufatura avançada, conforme o Plano de CT&I para Manufatura Avançada no Brasil.
Confira a íntegra da chamada pública do Programa para Concessão de Bônus Tecnológico e Bolsas para Inovação em Manufatura Avançada.
Fonte: MCTIC