A Associação Nacional dos Empreendimentos Inovadores – Anprotec e a União dos Produtores de Bioenergia – UDOP, formalizaram um Acordo de Colaboração Técnica durante o 11º Congresso Nacional da Bioenergia, que aconteceu neste mês na cidade de Araçatuba/SP.
O Acordo celebrado entre a ANPROTEC e a UDOP tem como objetivo a implementação do Programa de Inovação Corporativa em Rede junto às empresas do setor de Bioenergia afiliadas à UDOP. O foco é estimular a ampliação de investimentos em projetos inovadores, estreitando a colaboração com startups de base tecnológica através do apoio multilateral de incubadoras e aceleradoras de negócios.
Por meio dessas ações, as instituições combinam e potencializam o acesso a laboratórios avançados disponíveis nos ambientes de inovação associados à Anprotec, com os ambientes produtivos do setor de Bioenergia associados à UDOP a fim de identificar problemas reais e desenvolver novos protótipos e produtos. Além disso, as ações permitem a expansão da rede de mentores e cria novas oportunidades de negócios e colaboração técnica.
A cerimônia de assinatura para a oficialização da parceria aconteceu no primeiro dia do congresso (1º de agosto), e contou com a presença do Consultor de projetos da Anprotec, Antônio Marcon, representando o Profº José Aranha, Presidente da Anprotec.
Desdobramentos
O primeiro desdobramento desta parceria ocorre no Seminário UDOP de Inovação, evento que se realizará no mês de novembro deste ano abordando a temática da inovação para setor de biocombustíveis. O evento contará com a Sala Startups, um espaço onde Startups e Spin-Offs poderão demonstrar seus produtos e serviços em áreas específicas como Agrícola, Automotiva, Industrial, entre outras, para moderadores e investidores.
Sobre a UDOP
A entidade representa cerca de 60 usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade em sete estados da federação, com um amplo trabalho na qualificação profissional do setor bioenergético, que por mais de três décadas já propiciou a capacitação de mais de 120 mil profissionais.
Sobre a Anprotec
Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 370 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.