O presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, e o coordenador do programa Samsung Creative Startups, Paulo Quirino, falaram nessa sexta-feira (10 de agosto), sobre a 4ª rodada do programa – com inscrições abertas até o dia 2 de setembro – em live transmitida pelo Facebook da Associação.
Paulo Quirino deu início a transmissão apresentando o programa e destacando as principais características que o diferencia de outros programas convencionais.
“O Creative Startups é um programa de aceleração de produto, e isso é um diferencial muito grande, diferente de um programa tradicional de mercado, que visa acelerar e gerar escala comercial da startup. O nosso programa foca em um estágio anterior. Primeiro trabalhamos o produto da startup, para que depois ela possa participar de programas de aceleração de mercado, mas já com um produto desenvolvido”, explicou Quirino.
A startup terá um contrato de desenvolvimento com a Samsung, por isso, a maioria está em early stage. “Este é um programa ideal para quem busca incentivo para desenvolvimento de produto”.
O coordenador do programa também esclareceu as dúvidas dos espectadores, além de ressaltar as vantagens para as startups participantes.
“São muito os benefícios. Ao longo de seis meses, as startups podem receber até 200 mil reais, para o desenvolvimento do produto, estando incluso pagamento de pró-labore do sócio, contratação de desenvolvedores (não precisa ser CLT, pode ser freelancer), compra de equipamento, enfim, tudo o que envolve o desenvolvimento do produto”, explicou Quirino, já continuando: “Além disso, fornecemos treinamentos online mensais, quase que semanais, para essas startups, e presenciais com cronograma previamente elaborado; mentoria da Samsung e acesso à rede de mentores e networking. A Samsung tem um peso muito grande no mercado, o que beneficia muito as startups”.
O presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, falou sobre a importância da parceria da Anprotec com a Samsung no programa, assim como o papel da Associação no fomento da inovação do Brasil.
“O objetivo da Anprotec com o programa é, exatamente, fomentar esses ambientes de startups no Brasil. E essa parceria com a Samsung foi muito importante, porque é uma oportunidade que podemos dar aos nossos associados, de chegarem aos empreendedores com uma possibilidade de empreendimento em algo criativo, e que possa interessar a uma empresa do porte da Samsung, que possui visão internacional”, disse Aranha, ressaltando que a Anprotec possui cerca de 400 instituições associadas, e que, dentro delas, estão presentes aproximadamente 10 mil startups.
Para saber mais sobre o Samsung Creative Startups acesse o site https://anprotec.org.br/samsung/