Após dois anos de operação, de junho de 2016 a maio de 2018, o núcleo Belém do Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Peiex/Apex-Brasil), chegou ao fim. O ciclo de atividades do projeto, executado por meio do programa Peiex, em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, foi encerrado em cerimônia realizada na última terça-feira (12), no auditório do Espaço Inovação, no Parque, na capital paraense.
O evento foi aberto pelo diretor-presidente do PCT e coordenador do Núcleo Peiex Belém, Antônio Jorge Abelém, De acordo com o coordenador, a parceria do PCT Guamá, com o Peiex/Apex-Brasil, alcançou resultados positivos e importantes. “A partir do projeto, foi possível atender melhor os empresários locais, possibilitando tornar os seus produtos e serviços mais qualificados, atraentes e competitivos no mercado”, disse Antônio Abelém.
A proposta do PCT Guamá, que contempla o incentivo à pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado, foi destacado na cerimônia. Segundo o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, esse tipo de parceria tem diversos alcances.
“Por meio do Peiex, é possível promover e contribuir com o empreendedorismo inovador, aproveitando todo o potencial que a região oferece. Essa lógica pode ser colocada em prática com a geração e certificação de novos produtos de qualidade, para serem levados a mercados cada vez mais exigentes. Dessa forma, a verticalização da economia, com base no suporte científico-tecnológico, explora o potencial da nossa biodiversidade, que é colocada a serviço da inovação para as empresas”, defendeu o secretário.
*Fonte: PCT Guamá