O projeto de fomento às startups pensado pelo Sebrae, Sebraelab, será lançado no Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC. O projeto ficará residente no térreo do Bloco B do edifício de governança do Parque.
O Sebraelab é um espaço multifuncional de estímulo para a criação de negócios no setor da tecnologia e da informação, algo procurado pelo BioTIC, que tem por objetivo mudar a matriz econômica do Distrito Federal; matriz tradicionalmente concentrada na administração pública.
“A parceria entre o Sebrae e a BioTIC S/A, gestora do parque tecnológico, irá proporcionar a criação de um ambiente onde os empreendedores terão todo o apoio necessário para desenvolverem seus produtos e serviços e melhorarem seus processos de produção”, explicou o diretor de negócios, CT&i do BioTIC S/A, Hideraldo Luiz de Almeida.
O BioTIC foi criado exclusivamente para oferecer uma infraestrutura avançada em instalação, ciências, pesquisa, desenvolvimento e operações de empresas e instituições no setor de tecnologia digital. Com uma área com capacidade de instalação de 1.200 empresas, o parque está localizado na região administrativa de Brasília, entre o Parque Nacional e a Granja do Torto.
“O Sebraelab é composto por um café executivo, uma área de descompressão e uma de coworking, uma sala para mentoria, salas de videoconferência, um estúdio de TV, e, além disso, uma área de Lab, onde terão alguns equipamentos, como impressora 3D”, contou o secretário adjunto de CT&I do Distrito Federal, Marcelo Chubaci.
Voltado especialmente para stratups, o Sebraelab une empreendedores, colaboradores e consultores do Sebrae, empresas, universidades, associações, investidores e centros de pesquisa e desenvolvimento.
“A expectativa é de que o Sebraelab seja o hub de integração dentro do Parque Tecnológico, então nós vamos ter o agente de inovação no bloco A, e, no bloco B, além do Sebraelab, empresas de base tecnológico, instituições de apoio a ciência e tecnologia, a Embrapa, o IFB e a sede da FAP”, explicou o secretário. “A ideia é que ele seja o hub de integração todos esses atores, além de viabilizar o espaço multiuso para agentes externos”, completou.
A inauguração, que aconteceria no próximo dia 29 de maio, foi adiada em razão da delicada situação instalada no Brasil e a próxima data será definida após normalização do quadro.
“O Sebraelab irá contribuir para o desenvolvimento do ecossistema inovador local, colocando Brasília como uma vitrine da inovação tecnológica no Brasil”, concluiu o diretor de negócios e CT&I do BioTIC S/A.