O desejo de fomento ao empreendedorismo é algo que cresce cada dia mais em todo o mundo, sendo esse um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento sustentável de cidades e regiões.
Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras de 2017, realizado pela Endeavor, no Brasil, menos de 1% das empresas apresentam crescimento acelerado, e, apesar de serem poucas organizações, elas são responsáveis por quase 50% dos novos empregos do país.
Esse é o tema tratado pelo grupo temático Cidades Empreendedoras, cujo líder temático é Rogério Abranches da Silva, também coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).
Realizado no Inatel, como forma de incentivo ao empreendedorismo no país, o programa de pré-aceleração Crowd_Vale da Eletrônica, iniciado em 2016, conta com ações conjuntas entre Inatel, Telefônica Open Future_ e Ericsson, e tem o objetivo de capacitar empreendedores, oferecer suporte para estruturação e desenvolvimento de projetos e startups inovadoras, e fortalecer o ecossistema de startups.
“Temos duas empresas que participaram do 1º ciclo do programa e passaram a ser parceiras de negócios da Ericsson; do 2º ciclo, uma startup evoluiu e foi convidada para ser acelerada pela Baita Aceleradora, duas startups, que estão incubadas conosco no Inatel, foram contempladas no Edital do CNPq e da Anprotec e receberão bolsas para inserir pesquisadores em suas equipes, e outra startup selecionada chegou até a etapa final do Inovativa Brasil”, relata o líder temático.
A seleção de projetos inovadores de startups e spin-offs participantes é realizada por meio de duas etapas: através do plano de negócios de cada proposta inserida na Plataforma Open Future e por meio de uma apresentação de pitch de cada equipe para um Júri de especialistas.
“O programa tem duração de nove meses e toda semana há uma atividade para os empreendedores, geralmente ocorrida no campus do Inatel”, explica. “Mentorias ficam disponíveis aos empreendedores por executivos da Ericsson, Wayra e do Inatel, e os empreendedores têm acesso constante à investidores através de rodadas de investimentos”, completa.
O 3º ciclo de chamada de startups está aberto até o dia 5 de junho. Para mais detalhes e submissão de projetos, acesse o site: www.Inatel.br/crowd
Os participantes do Crowd_Vale da Eletrônica têm acesso direto a diversos dos benefícios e realizações ocorridas no ecossistema de inovação do Vale da Eletrônica.
Por trás de iniciativas como essa, há a convicção de que o empreendedorismo incentiva a inovação e o desenvolvimento, e, com isso, crescem também as pessoas, o mercado e as chances de transformação da sociedade.
De acordo com Rogério, o fórum de discussão do grupo temático Cidades Empreendedoras terá início em breve. Enquanto isso, ele convida os associados da Anprotec com interesse no tema para se juntar ao grupo e colaborar com propostas e sugestões.
Sobre os líderes temáticos
Os “líderes temáticos” têm um papel fundamental na apresentação de temas relevantes para atuação da Anprotec. Uma das principais atividades é a orientação na elaboração de documentos de referência, estudos e pesquisas sobre os temas. Além disso, podem liderar as microcâmaras responsáveis por discutir, levantar sugestões e propor projetos e ações que disseminem e fortaleçam o tema no âmbito da Associação.
Para auxiliar na disseminação, implantação e conceituação do tema, a atuação de cada Líder Temático estará disponível, em breve, no site da Anprotec, na área exclusiva para associados, onde é possível apresentar opiniões e sugestões. Atualmente, a Associação conta com líderes temáticos responsáveis por coordenar grupos em 21 diferentes temas. Confira quais são eles e saiba mais sobre o tema de seu interesse.