A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev/UFV (IEBT), associada da Anprotec, promoveu um processo de seleção do Programa de Pré-incubação e Incubação que teve início em dezembro de 2017 com o lançamento dos editais. Os projetos de negócios e as empresas submeteram suas propostas até o dia 18/02/2018.
Após o encerramento do prazo de inscrição, as propostas passaram por avaliações técnicas, econômicas/financeiras e da coordenação. Posteriormente, os empreendedores apresentaram oralmente suas propostas à Comissão Avaliadora do CenTev/UFV, composta por uma banca externa.
Com a participação efetiva dos empreendedores nos programas de Pré-incubação e Incubação, a IEBT espera gerar como resultados a criação de novas empresas de base tecnológica e com isso, novos postos de trabalho, impostos e produtos inovadores no mercado local.
Confira abaixo os projetos de negócios que tiveram a aprovação do Conselho Administrativo do CenTev/UFV para ingressarem na IEBT:
PRÉ-INCUBAÇÃO:
Agrega
Proposta de monitoramento por meio de índices compostos por indicadores oriundos de tecnologias avançadas (drones, geoprocessamento e análises laboratoriais) e que melhor retratam a qualidade local/regional. Esses índices irão permitir melhor compreensão da evolução do ambiente, subsidiando tomadas de decisão quanto a necessidade de intervenções durante o processo de recuperação. Além disso, serão fornecidos serviços secundários, tais como capacitação técnica de profissionais envolvidos em processos de recuperação ambiental.
AgriSensing
A AgriSensing fornece soluções de sensoriamento remoto com eficiência e agilidade, permitindo o monitoramento, até mesmo em grandes extensões de área. A competência adquirida na prestação de serviços permite, aos consultores e gerentes de empresas rurais, mais agilidade ao monitorar suas áreas, racionalizando seu tempo e indo direto nas áreas que precisam de atenção, permitindo tomar melhores decisões e otimizar o uso dos recursos agrícolas, alcançando a produtividade e rentabilidade esperada.
CTC
A CTC propõe serviços de consultoria, análises e treinamentos para a integração dos processos inerentes ao setor de Celulose e Papel com vistas ao aprimoramento da gestão da qualidade, estabelecimento de novos mercados, sustentabilidade ambiental e com foco na perspectiva econômica.
EloClub
A EloClub tem como proposta oferecer aulas individualizadas e personalizadas (coaching), acompanhamento psicológico, vídeo-aulas teóricas, videoconferências tira-dúvidas) e análise de “gameplay” para jogadores (League of Legends).
Grön
A Grön oferece serviços para que as instituições possam conhecer as suas contribuições de emissões de CO2 para atmosfera. Para isso, a empresa desenvolveu uma plataforma integrada que automatiza e agiliza o processo de quantificação e monitoramento das emissões e remoções de Gases de Efeito Estufa, na qual é possível identificar as fontes emissoras e sumidoras, além de quantificar a contribuição de cada uma e também do conjunto. Assim as empresas terão embasamento para gerir os seus recursos e tomar decisões que alinhem o desenvolvimento econômico da instituição com o desenvolvimento ambiental. A empresa proporciona que as empresas façam a compensação de suas emissões por meio do plantio de árvores nativas em áreas degradadas. Assim, contribui tanto para as questões climáticas quanto ecológicas.
Moran.do
A moran.do propõe a criação de uma plataforma online que reúna imóveis de aluguel, com exigências simples, e que conte com todos os meios de pagamentos disponíveis atualmente. Assim, seria possível pesquisar imóveis com as características e localização desejadas e, a distância, fechar o negócio e cumprir as exigência para locação (pagando um seguro fiança locatício, por exemplo) totalmente à distância.
MyLabo
Solução para os Usuários-final: A myLabo tem por objetivo simplificar e otimizar as rotinas administrativas dos laboratórios, por meio de uma gestão inteligente de equipamentos, insumos, recursos humanos e serviços no contexto laboratorial. Soluções para os clientes (Empresas): MyLabo une em uma única plataforma fornecedores e consumidores ao permitir que informações sejam transmitidas diretamente ao seu público-alvo. Soluções para os clientes (Órgãos governamentais de Incentivo à P,D&I): Por basear em uma plataforma digital, todas as informações fornecidas pelos nossos clientes (usuários-final) serão armazenadas num banco de dados, podendo ser utilizadas para gerar relatórios de extrema relevância para esses clientes. Informações como horas uso, ociosidade, paradas programadas, paradas extraordinárias entre outros podem ser utilizadas por esses clientes para direcionar recursos onde necessita e transferir ou dimensionar o investimento em áreas e regiões que necessitam, maximizando o retorno dos investimentos.
RafaellaCampos – Recuperação de áreas degradadas
A Recuperação de Áreas Degradadas propõe serviços de monitoramento por meio de índices compostos por indicadores oriundos de tecnologias avançadas (drones, geoprocessamento e análises laboratoriais) e que melhor retratam a qualidade local/regional. Esses índices irão permitir melhor compreensão da evolução do ambiente, subsidiando tomadas de decisão quanto a necessidade de intervenções durante o processo de recuperação. Além disso, serão fornecidos serviços secundários, tais como capacitação técnica de profissionais envolvidos em processos de recuperação ambiental.
REVER
A REVER – Soluções Estratégicas em Gestão de Resíduos, propõe serviços para que as IES terão seus resíduos corretamente destinados, além do acesso aos dados de controle e monitoramento. Sua contrapartida será a cessão provisória de um espaço para alocação dos contêineres da Rever que serão utilizados para armazenar os resíduos em recipientes adequados (como bombonas de polietileno) até a coleta. Ressalta-se Cessão Provisória porque só acontecerá quando houver demanda dos municípios da rede para coleta, então será disposto o container e concentrados os resíduos, após a coleta pelos gestores dos Acordos Setores o container será retirado novamente.
Seeding
O Seeding permite ao pequeno produtor criar redes colaborativas com outros produtores, dando a sensação de uma cooperativa virtual auxiliando a troca de produtos agrícolas, e também permite ampliar sua clientela através de um marketplace de baixo investimento, além disso, permite criar listas de assinantes o que facilita para o produtor relacionar melhor e com maior número de clientes possíveis, tudo isso na palma da mão de forma mais rápida e transparente, é a verdadeira expansão das pequenas feiras livres.
Shaw Bioinformatics
A Shaw Bioinformatics propõe a realização de serviços análise de dados moleculares que são onerosas e demandam qualificação especializada, por meio de mentoria, profissionais qualificados, ferramentas de informática e uso de plataforma automatizada.
Skate Decorate
A Skate Decorate propõe a reutilização de rejeitos dos shapes (prancha) após o seu descarte, para a produção de utensílios diversos através de práticas artesanais e utilização automatizada de uma CNC (Comando Número Computadorizado) caseira, criada por um dos membros da equipe, capaz de produzir peças em duas ou três dimensões.
UrbanCity
A UrbanCity tem como proposta um aplicativo, que através do smartphone, o cidadão pode fazer sua denúncia, enviar foto para mensurar o problema e acompanhar a resolução de sua denúncia pela Prefeitura. As informações chegam mais precisas, facilitando a tomada de decisão pela Prefeitura.
Urbi
A Urbi – Soluções em Planejamento Urbano, se propõe a elaborar planos urbanísticos participativos, inserindo novas tecnologias e atendendo inicialmente a demanda da Zona da Mata mineira (municípios de pequeno e médio porte).
Zig
A ZIG propõe trazer praticidade e agilidade para o serviço de mototáxi com uma plataforma que conecta o piloto ao cliente, além de selecionar e treinar os profissionais cadastrados na plataforma ZIG para prestarem um serviço diferenciado dos demais.
O Programa de Pré-incubação é voltado para empreendedores que possuem uma tecnologia aplicada a um produto ou serviço inovador, mas que ainda precisam de suporte e orientação para transformá-la em um negócio. Para isso, a Incubadora oferece um conjunto de atividades que visam preparar os projetos que tenham potencial de negócios para a criação de empresas de base tecnológica.
INCUBAÇÃO:
O Programa de Incubação de Empresas visa o fortalecimento de novas empresas, com ênfase na estruturação do negócio e na formação do empreendedor. Além de espaço físico, de acordo com a necessidade do empreendimento, são oferecidos suporte técnico, administrativo, comercial e jurídico. Também são estimuladas as parcerias com alunos e pesquisadores da UFV e de outras instituições, visando o aprimoramento da tecnologia da empresa.
LiaMarinha
A LiaMarinha utiliza os conhecimentos da biotecnologia, engenharias, arquitetura e urbanismo para oferecer soluções inovadoras para o tratamento e remediação de águas e efluentes.
Com a participação efetiva dos empreendedores nos programas de Pré-incubação e Incubação, a IEBT espera gerar como resultados a criação de novas empresas de base tecnológica e com isso, novos postos de trabalho, impostos e produtos inovadores no mercado local.