Foi lançado pela Embrapa no dia 24 de abril o documento “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, realizado em torno de sete eixos principais: mudanças socioeconômicas e espaciais na agricultura; intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção; mudança do clima; riscos; agregação de valor nas cadeias produtivas; protagonismo dos consumidores; e convergência tecnológica e de conhecimentos.
Segundo o estudo, com o passar dos anos, a agricultura teve transformações de ordem econômica, cultura, social, ambiental, tecnológica e mercadológica que impactaram fortemente o mundo rural.
Tendo em vista a limitação de recursos naturais no país, a Embrapa chama atenção para a necessidade de intensificar a produção, mantendo a sustentabilidade das cadeias, e, para isso, supõe a expansão de sistemas, como integração lavoura-pecuária-floresta, agricultura orgânica, recuperação de pastagens degradadas e otimização de irrigação.
Para saber mais, clique aqui e veja a matéria completa disponibilizada pelo Valor Econômico, ou acesse o link: https://www.embrapa.br/futuro-da-agricultura