Fomentar ações de cooperação para promover o desenvolvimento, a tecnologia e inovação entre associados. Esse será o teor do memorando de entendimento que a Anprotec deverá assinar junto com outras entidades, no próximo dia 7 de dezembro, que irá criar a Rede Nacional de Associações de Inovação (RNAI).
Assinarão o documento, além da Anprotec, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Anjos do Brasil, Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação(ABIPTI) e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).
A partir da nova parceria, as entidades se comprometerão em desenvolver ações como a criação de novos conhecimentos, produtos, serviços e processos inovadores utilizando fundos e instrumentos de investimento apropriados; a facilitação do acesso a grupos em que estão envolvidas; a utilização do intercâmbio de informações com mídias parceiras, do diretório de membros das associações e de informações de interesse e importância para todas; além do fomento a participação em eventos técnicos e educacionais, tais como conferências, simpósios, seminários, cursos, exibições e outras atividades conduzidas pelas outras entidades.
O memorado servirá como uma ponte entre os associados das entidades, sejam eles empresas, organizações públicas e privadas, universidades e outras instituições. Eles serão beneficiados, podendo atuar em conjunto com novos parceiros e em mentoria para promover estudos, pesquisas e negócios com foco em inovação nas diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
A parceria entre as entidades terá um prazo de três anos e poderá ser prorrogada. O documento será assinado durante o Café da Manhã Anprotec & Parceiros, que será realizado em Brasília.