[:pt]
A Associação participou na terça-feira (14), em Brasília (DF), da segunda reunião do Grupo de Trabalho Interministerial que desenvolverá a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO).
O encontro, que reuniu órgãos do governo federal e entidades da sociedade civil, teve como objetivo estabelecer ações estratégicas para a promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de empreendimentos que sejam capazes de criar soluções de mercado para os problemas sociais e ambientais brasileiros.
Após definição das diretrizes que comporão o texto-base, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), apresentará, ainda este mês, um documento com todas as sugestões que serão encaminhadas à Casa Civil, que formará a Política Nacional sobre Investimentos e Negócios de Impacto.
Os negócios de impacto tratam de maneiras inovadoras de prestação de serviços públicos e, ao mesmo tempo, geram desenvolvimento econômico para a sociedade. Por isso, a elaboração de uma Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto atende à demanda de um aumento de empreendimentos aptos a gerar lucros e produzir soluções de mercado para as questões sociais e ambientais brasileiras.
Coordenado pelo MDIC, o Grupo conta com a participação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência de Promoção das Exportações (APEX), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Caixa Econômica Federal; do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e da Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais (FTFS).
O Programa
A ENIMPACTO será uma diretriz para um conjunto de 15 órgãos de governo e estabelecerá ações estratégicas para a promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de empreendimentos que sejam capazes de criar soluções de mercado para os problemas sociais e ambientais brasileiros.
[:]