[:pt]
O Brasil terá uma participação de destaque na 34ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro em Istambul, na Turquia. Oito dos 39 papers aprovados para apresentação oral e mais seis artigos que serão publicados nos proceedings da Conferência são de brasileiros.
“À medida que nossa Conferência Mundial de 2017 se aproxima, volto a ficar novamente muito contente com a presença ativa e a participação dos colegas brasileiros neste evento global. Parques científicos e ecossistemas de inovação brasileiros, muitos dos quais são membros da IASP e, claro, da Anprotec, percebem a importância dessas conferências internacionais para manterem-se conectados ao mundo e a seus colegas. Essa participação dinâmica mostra uma grande vitalidade e assegura o crescente prestígio do movimento brasileiro de parques científicos e tecnológicos. Ótimo trabalho!”, destaca Luis Sanz, diretor geral da IASP.
Entre os oito papers brasileiros aprovados para apresentação oral, seis são de associados ou parceiros da Anprotec; e os outros dois são da própria associação. Também merece destaque o fato de que a delegação brasileira foi várias vezes a maior em relação a número de participantes nos últimos anos.
“O envolvimento da comunidade brasileira com o evento reflete a maturidade dos diversos atores nos ecossistemas nacionais e a vontade de participar do debate internacional que definirá as próximas tendências e estratégias da área”, enfatiza Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec. “O grande número de brasileiros selecionados reconhece os esforços que estes atores estão fazendo para disseminar o empreendedorismo inovador no país”.
A Conferência é um dos destinos da Missão Técnica 2017 da Anprotec, que será realizada de 17 a 29 de setembro. Antes de irem à Turquia, a delegação visitará os principais ecossistemas de inovação e conhecerá mecanismos de geração de empreendimentos nas cidades de Málaga, Bilbao e Barcelona, na Espanha. Em Barcelona, a delegação participará de um workshop com Josep Piqué, presidente executivo da La Salle Technova e presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).
Com o tema “Parques Científicos e ecossistemas de inovação naturais: articulando tendências e estratégias futuras”, a Conferência está sendo organizada em parceria com o Teknopark Istanbul, o ITU ARI Teknokent e o ODTÜ Teknokent.
[:]