[:pt]
Em 2017, o projeto Greentech Park, do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), associado à Anprotec, foi o único candidato de toda a América Latina selecionado para o programa Inspiring Solutions 2017. Promovida pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), a iniciativa identifica ideias inspiradoras que podem contribuir para a melhoria de parques científicos e áreas de inovação do mundo todo.
O Greentech Park busca estabelecer parâmetros e conexões ambientais entre as empresas de diferentes nacionalidades, costumes e segmentos, situadas no Tecnosinos. O programa foi desenvolvido de forma colaborativa e objetiva ser o primeiro parque tecnológico verde das Américas.
De acordo com a coordenação do parque, as ações e oportunidades da IASP são acompanhadas de perto por eles, sendo assim, a inscrição no Inspiring Solutions foi motivada pelo seu reconhecimento global e oportunidade de mostrar para todo o ecossistema de parques tecnológicos a sua importância.
“Ao nos inscrevermos no programa, nossa expectativa era mostrar um projeto realmente inovador para parques tecnológicos tornando todo o ambiente, incluindo as empresas, ambientalmente sustentável”, explica o presidente do Tecnosinos, Luis Felipe Maldaner. “Ficar entre os dez finalistas já nos coloca no cenário global de iniciativas inovadoras. Adicionalmente, ser o único case selecionado na América Latina nos deixa bastante motivados a seguir nesse trabalho que pode representar uma mudança cultural nesses ambientes de inovação e até mesmo no posicionamento das empresas nos seus projetos futuros”, acrescenta Maldaner.
Próximos passos
Durante a 34ª Conferência Mundial da IASP, que acontecerá do dia 26 ao 29 de setembro, em Istambul, na Turquia, três das dez ideias finalistas serão escolhidas pelos membros da IASP como as melhores ideias inspiradoras do mundo. O resultado será anunciado ao vivo durante cerimônia de premiação.
Sobre o Tecnosinos
O Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) tem como objetivo fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador, e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região. Criado há mais de 10 anos, o parque abriga hoje empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias renováveis e tecnologias socioambientais.
Missão Técnica Anprotec 2017
Depois de conhecer os ambientes de inovação da Espanha, os participantes da Missão Técnica Anprotec 2017 marcarão presença na 34ª Conferência Mundial da IASP.
Promovida pela Associação, a iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e La Salle Technova Barcelona.
Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para Aksara Somchinda, consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, pelo e-mail [email protected] até o dia 04 de agosto de 2017.
As regras e valores de inscrição estão especificados no regulamento da Missão.
– Regulamento (Condições e valores)
[:]