[:pt]
Startups do ramo de agronegócios terão uma oportunidade inédita de apresentar ideias e propostas para dar soluções a problemas da cadeia de produção de grãos. Foi lançado nessa sexta-feira (16), no estande do Sebrae na Campus Party Brasília, o edital Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos, dentro de uma parceria desenvolvida pelo Sebrae com Embrapa e a ONU Meio Ambiente. Ao todo, serão selecionadas 20 propostas inovadoras, sendo dez oportunidades de ideias de empreendedores e dez voltadas para startups em operação.
As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou oportunidades do setor, tais como: emissão de carbono, perdas e ineficiências, resíduos, energia, agroquímicos, recursos hídricos, conservação do solo e soluções corporativas. “Isso não só vai reduzir o impacto ambiental, mas melhorar a competitividade do agronegócio de grãos brasileiro”, disse o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, que participou do lançamento.
Também presente no lançamento, a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Embrapa, Edméia Andrade, afirmou que o “nosso papel (Embrapa) é trazer dados para que as pessoas possam propor ideias que reduzam impactos no meio ambiente”. Também participou do lançamento a coordenadora de Projetos da ONU Meio Ambiente, Regina Cavani, que destacou a necessidade dos países de “enfrentar os desafios ambientais por meio de iniciativas de ecoinovação”.
Quem garantir o primeiro lugar na categoria startups ganhará o direito de participar de uma feira com foco em sustentabilidade, em Paris, ainda este ano. Já a vencedora na categoria de ideias ganhará a oportunidade de participar da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo(CASE). Todo o regulamento já está disponível e as inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até dia 16 de julho, pelo Portal do Sebrae.
Atividades
O tema do agronegócio também foi tratado no painel Agrotech: a transformação digital contribuindo para um agronegócio sustentável. Durante a atividade, no Palco Empreendedorismo, foram discutidos aspectos relacionados à inovação em agricultura em tempos de tecnologia, ao compartilhamento de ideias e à importância das startups neste processo.
De modo geral, um dos pontos centrais é o desafio de aprender a conservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que se investe e estimula ideias inovadoras sem causar prejuízo à cadeia de valores que envolve toda a produção de grãos. Participaram do debate Alexandre Ambrosini (Unidade de Atendimento Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade/Sebrae), Regina Canavi (ONU Meio Ambiente), Celso Moretti (Embrapa) e Guilherme Portanova (do projeto Planteiner). A mediação foi de Demian Condé (Unidade de Atendimento Agronegócios/Sebrae).
Também no Palco Empreendedorismo, houve apresentação do tema De Brasília para o mundo: pensar global faz toda diferença, painel mediado por Márcio Brito (Unidade de Atendimento Comércio e Serviços/Sebrae) com participação do diretor executivo da empresa Intuit no Brasil, André Macedo, e do empreendedor em série Felipe Neuwald.
Além disso, o dia teve mais competição no Sebrae Like a Boss, desafio que está selecionando as melhores startups entre 31 pré-escolhidas – o resultado final será conhecido neste sábado (17); meetups sobre agronegócios e impacto social; apresentação de casos empreendedores de sucesso; workshops; e o Demoday Hackaton; entre diversas outras atividades desenvolvidas pelo Sebrae.
*Fonte: Sebrae
[:]