[:pt]
O movimento do empreendedorismo inovador brasileiro já está em contagem regressiva para a 26ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, um dos maiores eventos do mundo dedicados ao tema. Realizada por Anprotec e Sebrae, neste ano a Conferência ocorrerá em Fortaleza (CE), de 17 a 20 de outubro, com organização local da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC).
O tema desta edição será “Novos Mecanismos e Espaço de Geração de Empreendimentos Inovadores”. Durante o evento serão debatidas a identidade e as funções desses mecanismos e espaços, com o intuito de identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, no Brasil e no mundo.
Segundo a presidente da RIC, Tecia Carvalho, uma grande motivação para levar a Conferência a Fortaleza foi o fato de a capital cearense ter sido eleita a 10ª cidade brasileira em empreendedorismo. “Desde 2014, trabalhamos com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, na implantação de incubadoras, ações em economia criativa e novos espaços inovadores. Isso motivou o prefeito, Roberto Cláudio, a também querer trazer a Conferência da Anprotec para Fortaleza”, afirma.
Tecia acredita que a Conferência pode contribuir para o movimento de empreendedorismo inovador de toda a Região Nordeste , sendo um “divisor de águas”. Segundo ela, vários fatores serão importantes para uma Conferência exitosa. “Precisamos que os participantes do evento vejam toda a movimentação que fizemos para que as aceleradoras, as incubadoras e parques tecnológicos entendam a sua função dentro desse sistema de inovação. Cada uma tem seu papel e contribui de forma diferente para o desenvolvimento de empresas de sucesso – para que cheguem ao mercado mais competitivas e fortalecidas. Não adianta apenas criar empreendimentos, precisamos focar no desempenho, para que realmente se consolidem no mercado como uma empresas representativa dentro do seu segmento”, ressalta.
Atrações
A presidente da RIC acrescenta que Fortaleza tem muito a oferecer para os participantes da Conferência. “Somos a terra da luz e do bom humor. Não tem crise, porque a gente já vive na crise há um tempão. Tem muito humor, muito sol, muito caranguejo e gente bonita”, destaca.
A programação para os quatro dias do evento inclui palestras, workshops, minicursos, sessões plenárias e visitas técnicas. As inscrições e mais informações sobre a 26ª Conferência Anprotec estão disponíveis no site www.conferenciaanprotec.com.br
[:]