[:pt]
Os 63 jovens empreendedores que irão participar do primeiro crowdworking do Brasil, em Santa Rita do Sapucaí (MG), já foram selecionados. O Crowdworking Vale da Eletrônica é um programa de incentivo ao empreendedorismo e inovação promovido pela Telefónica Open Future, pela Ericsson e pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).
Os 20 projetos escolhidos são de alunos e ex-alunos do Inatel e atendem segmentos considerados estratégicos na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, como Internet das coisas (IoT) e soluções que podem ser aplicadas em pequenas ou grandes empresas. “Criamos o projeto para participar do programa. Essa é uma excelente oportunidade para criar uma startup madura. Poderemos validar nossas ideias com profissionais com grande experiência e assim deixar nosso projeto pronto para atender as necessidades do mercado”, disse Caio Pereira, ex-aluno do Inatel, que atua no laboratório de hardware da área de serviços do Instituto e que, junto com outros três ex-alunos, criou o BVIoT, soluções de infraestrutura de IoT para Smart Cities.
Nas próximas semanas, os selecionados iniciarão os trabalhos no espaço compartilhado, criado especialmente para eles. As equipes vão receber suporte técnico, capacitações e mentorias dos profissionais, executivos e parceiros envolvidos no programa, além de apoio de futuros investidores e aceleradoras, como a Academia Wayra, que também integra as iniciativas do Telefónica Open Future e vai acompanhar as startups. “São projetos muito sólidos, muito bem estruturados, com potencial de aceleração e que podem, em um momento posterior, ser um produto ou serviço de interesse da Telefónica/Vivo”, disse o diretor da Telefónica, Pedro Rivieri.
O Projeto
O Crowdworking Vale da Eletrônica foi criado no início do ano e começou com 90 projetos inscritos. 42 foram pré-selecionados para apresentações de pitchs e tiveram a avaliação de representantes das duas multinacionais e do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel. Desse total, 20 foram selecionados. Os espaços de crowdworking, que integram o Programa Telefónica Open Future, funcionam como áreas de trabalho colaborativo, criadas com parceiros públicos e privados. Nesses locais os jovens podem colocar em prática suas ideias e recebem o apoio necessário para desenvolver seus projetos, sob o olhar de aceleradoras. Hoje, existem mais de 20 espaços de crowdworking espalhados pelo mundo em países como Espanha, Costa Rica, Equador e China, onde são impulsionados anualmente cerca de 400 projetos.
*Com informações da Inatel
[:]