[:pt]
No dia 16 de maio, acontece, em Brasília (DF), um seminário sobre cooperação em inovação tecnológica entre Brasil e Suécia no setor aeronáutico, o high-tech focus area for a new level of Brazilian-Swedish cooperation. No evento, atores do sistema de inovação, como MCTI, MDIC, Finep, CNPq, Senai, do Brasil, e Vinnova e Growth Analysis, da Suécia, terão a oportunidade de conhecer o status desta cooperação, seus potenciais transbordamentos para outros setores, casos de sucesso e os planos para o futuro.
O encontro contará com palestras de stakeholders da Suécia e do Brasil, exposição de cases dos projetos em andamento, e também será apresentado o portfólio de projetos de inovação, que vão além do caça Gripen, e que têm grande potencial de aplicação em outros setores da economia.
Segundo a organização do evento, o poder de crescimento deste mercado é proporcional aos desafios em inovação tecnológica. Estima-se que o número de viagens aéreas em todo o mundo dobrará em apenas 15 anos. Na mesma intensidade, crescerá a pressão por aeronaves mais eficientes, seguras e com menor impacto ambiental.
Dados do documento do governo sueco que estabelece diretrizes para pesquisa e inovação no setor até 2050, o NRIA Flyg, mostram que a aeronáutica gera na Suécia um volume de negócios de quase 2,5 bilhões de dólares, com previsão de incremento de cerca de 75 milhões próximos cinco anos. No Brasil, o setor representa 44% da alta tecnologia exportada, com balança comercial positiva em US$ 1,5 bilhão, segundo dados do SECEX/MDIC de 2013.
O evento será na sede do Senai em Brasília (DF).
Clique aqui para inscrições e mais informações.
*Com informações do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-brasileiro (CISB)
*Foto Shutterstock
[:]