[:pt]
A cooperação entre a Anprotec e o governo chinês possibilitou a seleção de 11 associados para participar do Workshop on Business Incubator Planning, Construction and Administration, em Shangai, na China.
O evento será realizado de 14 a 28 de agosto e é organizado pelo Shanghai Co-Way International Technology Transfer Center e financiado pelo Torch High Technology Industry Development Center e pelo ministério de Ciência e Tecnologia chinês.
Segundo o presidente da Anprotec, Jorge Audy, o resultado final reflete o sucesso da parceria, que tem o objetivo de aproximar e oferecer oportunidades para os ambientes de inovação chineses e brasileiros. “Na reunião entre a Anprotec e o Torch, em abril deste ano, foram ampliadas as três vagas iniciais para brasileiros no Workshop para as 11 aprovadas – todas para representantes de associados da Anprotec”, afirmou Audy. “Este Workshop é somente o primeiro dos frutos desta parceria estratégica em prol do empreendedorismo inovador do Brasil”, acrescentou.
O representante da Embaixada Brasileira na China, Romero Maia, que acompanhou e facilitou as negociações entre a Anprotec e os Ministérios de C&T da China e Brasil, ressaltou que a participação de gestores de ambientes brasileiros de inovação no seminário demonstra a sofisticada avaliação que o Brasil faz das tendências contemporâneas na tecnologia mundial, tendo a China como um dos seus eixos motores. “Além disso, evidencia para a China o caráter central que o ecossistema brasileiro de inovação tem para os objetivos chineses de internacionalização de seus parques tecnológicos. A realização do seminário e a interação entre os gestores brasileiros e chineses comprova que a relação de amizade entre Brasil e China é constituída de sólidos exemplos de crescimento conjunto”, disse Maia.
A superintendente da Associação, Sheila Oliveira Pires, explica que, assim como essa parceria, a Anprotec promove ações conjuntas com outros países com o intuito de qualificar e capacitar seus associados. “Na área internacional, nós temos feito nos últimos anos diversas cooperações importantes, visando sempre criar um intercâmbio, promover o aprendizado e o aperfeiçoamento profissional dos gestores das incubadoras, dos parques tecnológicos e de mecanismos similares. A Anprotec promove também ações que objetivam fortalecer o papel do Brasil como um ator importante no cenário de inovação e empreendedorismo, mostrando que nós temos uma trajetória de sucesso e experiências relevantes”, explicou.
Além disso, Sheila destacou que outro grande objetivo da Associação é ampliar o conhecimento dos associados a respeito do que está acontecendo de mais moderno e relevante no exterior, para que eles possam, a partir desse conhecimento, aprender e trazer para cá novas experiências.
“A cooperação com a China tem um papel maior ainda, pois além de promover essa capacitação, esse aperfeiçoamento profissional, possibilita a cooperação de incubadoras e parques brasileiros com os chineses, e, principalmente, abre um espaço para inserção das nossas empresas no mercado global, tendo a China como referência”, concluiu a Superintendente.
[:]