[:pt]
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) completa 30 anos em 2016 e realizará evento no próximo dia 5 de abril para celebrar. O Centro de Inovação ACATE – Primavera (CIA), em Florianópolis (SC), receberá o empresário estadunidense Joshua Mahaney. O palestrante trabalhou no Grupo Walt Disney e está atualmente no laboratório de inovação do Orlando Magic, time da NBA – a liga de basquete dos EUA. As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis neste link.
Com foco no desenvolvimento do setor tecnológico de Santa Catarina e com mais de 850 empresas associadas, a ACATE busca reforçar o papel da criatividade e da inovação no cenário catarinense. Na palestra voltada a empreendedores e entusiasta da tecnologia, Mahaney contará como desenvolveu um modelo híbrido de solução de problemas utilizando elementos de design thinking, creative problem-solving e outras metodologias de inovação.
A Associação
Em 1984, foi instituída a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, mesmo ano em que foi criada a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, atual Fundação Certi. Já em 1985, formou-se o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Nesse contexto foi criada, em 1986, a Associação Catarinense de Telemática e Eletrônica (ACATE), atual Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, junto ao Condomínio Industrial de Informática. No mesmo ano, estabeleceu-se na capital catarinense a incubadora de empresas pioneira no País, o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta).
A criação do MIDI Tecnológico – incubadora gerida pela ACATE e mantida pelo Sebrae/SC –, em 1998, fortaleceu o empreendedorismo em tecnologia em Santa Catarina. Em 2015, a ACATE inaugurou sua nova sede no Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, considerado um marco no estímulo ao empreendedorismo. O espaço concentra cerca de 30 empresas de tecnologia e recebeu mais de 3,5 mil pessoas e 216 empresas associadas em dezenas de eventos ligados a TI e inovação. Alguns desses eventos ajudaram a consolidar programas de internacionalização a mercados como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio e a treinar startups que participaram de feiras de negócios e rodadas de investimentos no Vale do Silício.
Para o presidente da Associação, Guilherme Bernard, os números alcançados nesses 30 anos de atuação da ACATE são muito positivos. “Nosso maior objetivo é promover em Santa Catarina uma economia baseada no conhecimento, que seja transformadora e sirva de exemplo para o Brasil e a outros países”.
Mais informações no site da ACATE.
*Com informações da ACATE.
[:]