Na tarde do dia 1° de dezembro último, aconteceu a reinauguração do Polo da Universidade Aberta de Minas Gerais (Rede UaiTec) Viçosa que está alocado nas dependências do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional do CenTev (NUDESE).
A Rede UaiTec, é um programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e visa ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional. Os polos são implantados em diferentes municípios do Estado.
O Polo da rede em Viçosa é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) representada pelo Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) e Governo do Estado de Minas Gerais. A inciativa também conta com o apoio de várias outras entidades e pessoas do munícipio.
São oferecidos cursos de graduação, extensão universitária e pós-graduação voltados à tecnologia, além de cursos de idiomas e cursos livres, procurando atender a comunidade em geral que busca o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, e aos que desejam a qualificação profissional, em busca do primeiro emprego ou aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho.
Para o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, e para a Secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria Pires Barros, a volta da rede para a cidade é de extrema importância, pois a capacitação é a transformação do indivíduo que só é possível de forma a melhorar através da educação. Além disso, Ivone destacou a importância da capacitação porque gera emprego e renda para a cidade.
Já para o Presidente da Adevi, Prof. Levy, a volta da rede e dos cursos é importante principalmente porque é uma alternativa para a formação profissional de pessoas que não tem acesso a instituições de ensino privadas, atendendo não só comunidades de Viçosa, mas também da região.
Sobre as perspectivas para a volta do projeto, o Ex-Presidente da Adevi, Paulo Márcio, e o Coordenador Geral da UaiTec, Breno Nolasco concordam que os próximos passos serão dados em busca de mais acessibilidade à comunidade, por meio de veículos disponibilizados a fazer o transporte dos alunos para o local do curso, e assim capacita-los ao mercado de trabalho que exige formação.
Os interessados em participar dos cursos do polo UaiTec Viçosa, devem entrar no site http://www.uaitec.mg.gov.br/.
* Com informações do CenTev