Na última sexta-feira (14), a Randon, por meio do Instituto Hercílio Randon (IHR), chegou oficialmente ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Pensado para ser um centro de desenvolvimento de soluções tecnológicas, contando com a criatividade e a inovação, o Instituto tem o objetivo de gerar novos produtos que agreguem benefício aos clientes da empresa e à sociedade. Para a Randon, considerada referência em soluções para o transporte rodoviário e ferroviário de carga e em autopeças, o IHR será um ponto de convergência para engenheiros e a comunidade científica e empresarial.
O Instituto terá sede no prédio 99A do Tecnopuc, em Porto Alegre. O diretor do Parque, Rafael Prikladnicki, considera que a vinda da Randon fortalece o ecossistema de inovação da Universidade. “A parceria do IHR com a PUCRS demonstra o quanto empresas de longa tradição estão atentas aos movimentos mundiais de inovação, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade onde estão inseridas”, aponta.
Para o superintendente do Instituto e diretor corporativo das Empresas Randon, Norberto Fabris, a parceria com o Tecnopuc busca uma aproximação com as várias áreas do conhecimento da Universidade, bem como intercâmbio de experiências com empresas, institutos nacionais e internacionais. Para o diretor da Faculdade de Engenharia da PUCRS, Carlos Alexandre dos Santos, a aproximação com a Randon proporcionará vivências com atividades desenvolvidas no ambiente fabril. “Isto permite que o aprendizado e a troca de experiências nas diversas áreas das Engenharias sejam baseados na resolução de problemas vivenciados no dia-a-dia da empresa”, considera.
Além disso, toda a infraestrutura do Tecnopuc também estará disponível aos engenheiros, assim como o moderno Campo de Provas das Empresas Randon, localizado na Serra Gaúcha. Em Caxias do Sul, os engenheiros do IHR já dispõem de sala própria nas instalações da Castertech Fundição e Tecnologia, onde são feitas reuniões para elaboração de planos e projetos a serem levados para o Instituto Hercílio Randon, em Porto Alegre.
* Com informações da PUCRS