Na última segunda-feira (24), o Porto Digital, de Recife (PE), lançou o programa de internacionalização Deep Dive San Francisco, que vai promover a imersão de seis empresas instaladas no parque tecnológico no Vale do Silício. O programa foi anunciado pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, junto com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, David Barioni, e o presidente do parque tecnológico, Francisco Saboya. As inscrições vão até o próximo dia 13 de setembro.
O programa proporcionará a empreendedores uma imersão de oito semanas nos Estados Unidos. Nesse período, as empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) ou de economia criativa do Porto Digital cumprirão uma agenda previamente elaborada pela Apex-Brasil e pelo parque tecnológico. Serão duas horas de mentoria individual por semana, além de quatro workshops temáticos e reuniões de negócios com possíveis investidores. As empresas também contarão com suporte físico do escritório da Apex-Brasil, instalado em São Francisco, em um endereço onde também se encontram empresas como Uber e Spotify. Um dos grandes ganhos do Deep Dive San Francisco é a construção de um networking com empresas de tecnologia da informação e economia criativa instaladas do principal ambiente de empreendedorismo e inovação do mundo.
Para concorrer a uma das vagas do programa, as empresas passarão por um processo de seleção. Na avaliação do ministro Armando Monteiro, com esta ação, o Porto Digital vai implementar uma inédita e importante conexão com o Vale do Silício, conhecido como a capital mundial da inovação. “A vivência no exterior permitirá que as nossas empresas ampliem seu capital intelectual, experiência esta, que ao retornarem a Pernambuco, será compartilhada com outros empreendedores do estado”, disse. Para o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o Deep Dive San Francisco é estratégico, pois vai proporcionar ao parque tecnológico uma interação mais intensa com o Vale do Silício. “Esperamos que as empresas participantes tragam, como resultado dessa imersão, um aprendizado valioso de como os negócios escalonáveis são desenvolvidos. Dessa forma, vamos elevar o nível do parque a partir da irradiação desses conhecimentos e da consolidação de networking”, explica.
O escritório da Apex-Brasil em São Francisco, uma das nove extensões internacionais da Agência no mundo, concentra-se em ajudar empresas que buscam se internacionalizar nos Estados Unidos e, principalmente, no Vale do Silício. “Um dos principais benefícios do serviço de internacionalização da Agência é proporcionar ao empresário um contato direto com as mais bem-sucedidas companhias do mundo. No Deep Dive San Francisco as empresas selecionadas terão acompanhamento próximo de grandes empreendedores norte-americanos durante esses dois meses”, explica o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.
Conforme o cronograma, o período de imersão das empresas selecionadas será de 11 de janeiro a 4 de março de 2016.
Confira a chamada do programa, clique aqui.
Preencha o questionário de inscrição.
** Imagem: Divulgação/Porto Digital