Dez novas empresas germinadas no Instituto Gênesis da PUC-Rio compareceram ao Encontro de Boas Vindas, realizado no começo do mês. Os novos empreendedores puderam conhecer mais sobre a história do instituto, suas regras, além de apresentar seus projetos para a equipe e outras empresas do Gênesis.
O diretor do instituto, José Aranha, abriu o evento, destacando a importância do vínculo da incubadora com a universidade, facilitando a geração de conhecimento, recrutamento de jovens talentos, entre outros benefícios. Ele também apontou para o caráter colaborativo da incubadora. “O que temos de mais interessante é a possibilidade de relacionamento com as outras empresas do Gênesis, e isso é muito rico. As pessoas que estão aqui vão complementar vocês de alguma forma”, explicou.
Em seguida, a gerente da incubadora, Cátia Jourdan, apresentou um pouco da história do Gênesis e os motivos que o tornaram a 9° melhor incubadora do mundo e a melhor do Brasil, em 2014, segundo ranking da UBI Index. Dentre os critérios de seleção, destacam-se sua alta taxa de sobrevivência, taxa de crescimento e desempenho muito melhor do que a média global e o networking. “O que temos de maior força no Gênesis é o networking”, explicou..
Cátia apresentou as áreas do Instituto Gênesis, juntamente com seus projetos, além de mostrar como cada empresa evoluirá no processo de Germinação, que tem como um de seus objetivos preparar as empresas para a Incubação. A Germinação é uma etapa anterior à Incubação, mas já oferece aos empreendedores todos os serviços e benefícios de estar num ambiente de inovação.
Também foram apresentados os serviços que os empreendedores têm direito no processo de germinação, além das regras do instituto. Após a explicação do manual, algumas das empresas que já fazem parte do Gênesis se apresentaram, para contar suas experiências e mostrar seus projetos. BB Link, Thrust, Catando, Synapse, Quadrimind e Vero participaram desta etapa do evento.
O Encontro de Boas Vindas foi finalizado com a apresentação dos novos empreendimentos do Instituto Gênesis. Confira abaixo a listagem das novas empresas:
– Gamesquare: a empresa é uma plataforma para games em espaços públicos e segue a proposta de transformar o celular do usuário em um controle de videogame, permitindo que ele interaja com games em uma smart TV, um ponto de ônibus, telões de shows, etc.
– Prisma: o empreendimento é um núcleo de criação e desenvolvimento de universos e histórias transmídias, ou seja, que se passam em várias telas.
– Borges, o Gato: a empresa surge a partir do blog de mesmo nome, que já tem quase quatro anos de existência. Dentre seus serviços, a plataforma multilateral conecta pessoas que têm gatos com pessoas que vendem produtos para gatos.
– Pet Cone: baseada no crescimento do mercado de pet no Brasil, a empresa apresenta um portal veterinário, onde os dados e informações do animal podem ser encontrados em qualquer estabelecimento do mundo, auxiliando o controle de zoonoses.
– A2I2: empresa de modelagem quantitativa, responsável pelo tratamento de dados do Big Data, transformando-os em aprendizados para o mundo dos negócios.
– Faveliving: desenvolvido dentro da comunidade, a empreendimento proporciona turismo de experiência dentro de comunidades do Rio de Janeiro, com o objetivo de colocar os turistas em contato com a verdadeira vida na favela e desenvolver a vida dos moradores locais.
– Grupo do Parque: empresa de gestão de demandas, que agencia serviços de reparo e manutenção para moradores da Gávea, oferecendo a mão de obra qualificada de moradores de comunidades do bairro. O objetivo é trazer um serviço de qualidade e gerar lucro para profissionais da comunidade.
– Lab Museum: desenvolvimento de um centro cultural de moda praia, fortalecendo a cultura de praia tão presente e ao mesmo tempo tão pouco trabalhada no Rio de Janeiro.
– Syra CPV: forma econômica e sustentável para geração de energia solar, a partir de concentração de energia difusa em poucas células. O projeto permite que se produza muito mais energia, com pouco custo.
– Arrudeia: agência de comunicação positiva, que trabalha com benfeitorias, com o objetivo de criar um ciclo sustentável de pessoas e desenvolver produtos que tenham um efetivo impacto social.