De 19 a 21/10, durante a programação da 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, serão realizadas as atividades do programa ELAN (European and Latin American Business Services and Innovation Network) no Brasil. Financiado pela União Européia (UE), o ELAN busca aumentar e diversificar a presença econômica da UE na América Latina, por meio da demanda de conhecimento e tecnologia inovadora europeia que existe na AL.
Para isso, serão realizados sete eventos em países da América Latina, nos meses de outubro e novembro, com foco nos seguintes setores: Energias Renováveis; Biotecnologia & Bioeconomia; Tecnologias Ambientais; Saúde; Novos Materiais; e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Veja o cronograma abaixo:
5 a 7/10 – Argentina
14 a 16/10 – México
19 a 21/10 – Brasil
21 a 23/10 – Colômbia
11 a 13/11 – Chile
18 a 20/11 – Peru
23 a 25/11 – Costa Rica
Sobre o ELAN O programa financiado pela UE é implementado por duas estratégias independentes: ELAN Network e ELAN Biz.
European and Latin American Business Services (ELAN Biz): o principal objetivo é apoiar as PMEs europeias interessadas em entrar em mercados latino-americanos, oferecendo serviços de informação integral e atualizada sobre como fazer negócios em países estratégicos da América Latina. Para mais informações, acesse: www.elanbiz.org
European and Latin American Technology Based Business Network (ELAN Network): o principal objetivo é a geração de oportunidades de negócio baseadas em tecnologia entre PMEs europeias e latino-americanas. Para mais informações, acesse: www.elannetwork.org
O ELAN Network é gerenciado pela Tecnalia, entidade com base na Espanha, e conduzido por um grupo seleto de entidades e organizações que constituem o consórcio e são os membros iniciais da rede. A Anprotec é coordenadora das ações desenvolvidas no Brasil, ao lado de parceiros como a Embrapa, a Agência USP de Inovação, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas Universidade de São Paulo (USP) e o VTT Brasil.
Essas organizações e entidades são líderes em diversos países e prestam suporte, apoio e mobilização nos processos de inovação e de transferência tecnológica. O objetivo de sua atuação no âmbito do projeto é estender a colaboração com outros atores e empresas líderes nos seus setores de atuação, formando uma larga rede de parcerias e geração conjunta de oportunidades de negócios com base tecnológica.