A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) levarão três empresas inovadoras brasileiras, ligadas a incubadoras e parques tecnológicos, para reuniões de negócios nos Estados Unidos, entre os dias 17 e 21 de agosto. Esta é a primeira ação para o exterior do projeto Inserção internacional de empresas inovadoras, desenvolvido em parceria pelas duas entidades.
Para esta missão, o projeto selecionou empresas brasileiras, ligadas a incubadoras e parques tecnológicos associados à Anprotec, dos setores de petróleo e gás, farmacologia e de tecnologia para matérias-primas alternativas. Cada uma visitará e se reunirá com, pelo menos, cinco empresas da Costa Oeste Americana, visando à expansão dos negócios.
Por meio de uma prospecção cuidadosa e de um agendamento qualificado das reuniões, o projeto busca apoiar as empresas na expansão dos seus negócios. Os possíveis resultados de ações como essa vão desde acordos de cooperação a parcerias tecnológicas, alianças estratégicas ou até acordos de distribuição e comercialização dos produtos das empresas.
O primeiro dia de atividades da missão é comum a todas as selecionadas e inclui apresentações da Apex-Brasil e da Anprotec sobre seus trabalhos de promoção da internacionalização de empresas e visitas a ambientes de inovação, como incubadoras, aceleradoras e espaços de co-working americanos.
Land2land
Além das reuniões agendadas, a missão também visa à identificação de novos ambientes de inovação que possam fazer parte da plataforma de soft landing que integra o projeto, conhecida como land2land.
O coordenador do land2land, Alexandre Steinbruch, visitará potenciais ambientes para apresentar os benefícios e ações da plataforma. Com novas funcionalidades, o land2land permite que empresas brasileiras acessem mercados de diversos lugares do mundo, de forma simples e facilitada, e consigam internacionalizar suas operações com o suporte de ambientes de inovação, como incubadoras de empresas e parques tecnológicos.
*Foto: Shutterstock