Em breve, o Ministério das Comunicações deverá lançar um novo edital do programa Usinas Digitais, que consiste no incentivo a projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico onde já existam Arranjos Produtivos Locais (APLs) – parques tecnológicos ou a aglomeração de empresas especializadas num mesmo território, com vínculos de interação e cooperação tanto entre si quanto com outros atores locais. O objetivo do programa é incentivar a criação de centros de produção e pós-produção de Conteúdos Digitais Criativos, aproveitando a estrutura já existente e permitindo que várias empresas sejam beneficiadas, gerando desenvolvimento econômico e social. Por meio do novo edital, devem ser selecionadas entidades para implantação, gerenciamento e sustentabilidades dos centros em APLs ou parques tecnológicos situados no país.
O programa é executado por meio da celebração de convênios que visam ofertar infraestrutura e serviços tecnológicos de suporte às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empreendimentos pertencentes à cadeia de produção de conteúdo em meios digitais.
Os projetos, instalados em parques tecnológicos ou arranjos produtivos locais (APLs), incluem a estruturação de laboratórios e estúdios, com equipamentos e tecnologias avançadas de visualização, simulação, computação gráfica, efeitos especiais, interatividade e realidade virtual, todos subjacentes à produção de conteúdos digitais direcionados para o cinema, televisão, softwares e aplicativos, dispositivos interativos e jogos digitais, contemplando, especialmente no caso dos games e animação, uma estrutura de modelagem e renderização, um estúdio de motion-capture e um laboratório de certificação de conteúdos e aplicativos para dispositivos móveis.
Atualmente há convênios firmados com os estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e com a prefeitura de São Paulo. E agora será lançado um edital para selecionar dois novos projetos para implantação dos centros.
* Foto: Shutterstock